Como é feito um transplante de fígado?
Índice
- Como é feito um transplante de fígado?
- Quanto tempo demora para fazer um transplante de fígado?
- Como é a vida de um transplantado de fígado?
- Quem pode ser doador de fígado?
- Como é feito um transplante?
- Quais são os riscos do transplante de fígado 1?
- Como é a recuperação após o transplante de fígado?
- Qual a melhor opção para a cirurgia do fígado?
- Quando é feita a substituição do fígado?
Como é feito um transplante de fígado?
Existem dois tipos de transplante de fígado: através do doador cadáver ou pelo doador vivo. No doador cadáver são utilizadas técnicas que preservam a veia cava do corpo falecido. Já o doador vivo consiste em retirar uma ou mais partes do doador saudável para transplante no receptor com doença hepática terminal.
Quanto tempo demora para fazer um transplante de fígado?
O transplante hepático leva em média de cinco a oito horas. O fígado doente é retirado por uma incisão no abdômen superior.
Como é a vida de um transplantado de fígado?
Seguindo todas as orientações médicas o paciente transplantado pode levar uma vida normal, mantendo os seus estudos, trabalho e momentos de lazer. Assim, terá um fígado saudável que cumprirá todas as suas funções, garantindo saúde e qualidade de vida.
Quem pode ser doador de fígado?
Critérios para doar fígado | Doadores Vivos
- Ser maior de 18 anos;
- Gozar de boa saúde;
- Não sofrer de obesidade;
- Ter compatibilidade sanguínea e imunológica com o receptor;
- O doador precisa ter estatura maior ou pelo menos igual ao do receptor;
Como é feito um transplante?
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.
Quais são os riscos do transplante de fígado 1?
- Para o receptor os riscos maiores são os de rejeição do fígado 1 e que o órgão transplantado não funcione depois do transplante, levando a necessidade de novo transplante. No transplante de fígado 1 é necessário verificar a compatibilidade do tipo sanguíneo ABO.
Como é a recuperação após o transplante de fígado?
- Saiba como é a Recuperação após o Transplante de Fígado. Após um transplante de fígado a pessoa poderá ter uma vida relativamente próxima do normal, podendo estudar, trabalhar e formar uma família. No entanto, existem alguns cuidados especiais que devem ser adotados para garantir a saúde do transplantado, melhorando assim sua qualidade de vida.
Qual a melhor opção para a cirurgia do fígado?
- Quando há o diagnóstico de doenças severas, a cirurgia do fígado é a melhor alternativa para solucionar o problema. Este órgão possui um grande potencial de recuperação, mas, quando é acometido por uma insuficiência hepática grave, a única opção possível é a substituição dele por um fígado novo e sadio.
Quando é feita a substituição do fígado?
- Após a substituição do fígado, é realizada a reconstrução da via biliar. Ao fim do procedimento, o paciente permanece por dois dias na UTI e, caso não ocorram complicações, fica por até duas semanas em internação hospitalar. A principal complicação é a rejeição do novo fígado pelo organismo.