O que ocorre na bronquite crônica?
Índice
- O que ocorre na bronquite crônica?
- O que pode causar inflamação nos brônquios?
- O que é uma bronquite crônica?
- Qual é a complicação da bronquite crônica?
- Como saber se a bronquite está atacada?
- Quais são os sintomas da bronquite crônica?
- Qual a duração da bronquite?
- Quando ocorre a bronquite crônica?
- Quais são os objetivos do tratamento da bronquite?
- Quais os fatores de risco para a bronquite?
O que ocorre na bronquite crônica?
Bronquite crônica é uma condição onde há inflamação das vias aéreas menores do pulmão. É definida como uma tosse, que dura pelo menos 3 meses em dois anos consecutivos. A causa mais comum é o tabagismo, embora a exposição a substâncias irritantes no trabalho também possa causar esta condição.
O que pode causar inflamação nos brônquios?
A causa mais comum da bronquite, principalmente da bronquite aguda, são as infecções por vírus, como gripes e resfriados, ou infecções por bactérias, menos comuns, podendo provocar irritação e inflamação nos brônquios que aumentam de volume e produzem mais catarro, o que diminui fluxo de ar nos pulmões, dificultando a ...
O que é uma bronquite crônica?
A bronquite crônica é uma doença pulmonar que acomete preferencialmente os brônquios e bronquíolos pulmonares, a qual se desenvolve após anos de exposição prolongada a agentes inalatórios nocivos.
Qual é a complicação da bronquite crônica?
A bronquite pode se agravar e evoluir para casos de pneumonia. A doença acontece nos casos em que a infecção atinge outras regiões do trato respiratório, como os pulmões e alvéolos pulmonares. Com isso, o local acumula muita secreção e líquido.
Como saber se a bronquite está atacada?
A bronquite é uma inflamação dos brônquios (canais que levam o ar até os pulmões), cujos principais sintomas são tosse, sibilância (chiado no peito) e excesso de muco (broncoconstrição).
Quais são os sintomas da bronquite crônica?
Tanto para a bronquite aguda, quanto para a crônica, os sinais e sintomas podem incluir:
- Tosse;
- Produção de muco, que pode ser claro, branco, cinza amarelado ou verde;
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Febre;
- Dor no peito.
Qual a duração da bronquite?
- A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crônica, não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos.
Quando ocorre a bronquite crônica?
- Por definição, na bronquite crônica encontra-se presente tosse com muco (catarro) na maior parte do mês em, no mínimo, durante 3 meses do ano, por dois anos seguidos, sem que haja outra moléstia que explique a presença desse sintoma. Esta doença acomete indivíduos de todas as idades, mas mais comumente pessoas acima de 45 anos.
Quais são os objetivos do tratamento da bronquite?
- Tratamento e Cuidados Tratamento de Bronquite Os principais objetivos do tratamento da bronquite aguda e crônica são aliviar os sintomas e facilitar a respiração. Uma das melhores maneiras de tratar a bronquite aguda e crônica é remover a fonte de irritação e danos aos pulmões.
Quais os fatores de risco para a bronquite?
- Confira: Fumo: o hábito de fumar pode elevar os riscos de uma pessoa desenvolver tanto a bronquite aguda quanto a crônica. - Imunidade baixa: este fator de risco costuma ser uma consequência de outra doença aguda, como a gripe, ou ainda de uma condição crônica, como Aids. - Idade: idosos, crianças pequenas e bebês têm mais riscos de contrair ...