Quais os tipos de pneumotórax e suas causas?
Quais os tipos de pneumotórax e suas causas?
O pneumotórax pode ser classificado em pneumotórax espontâneo (primário e secundário) e adquirido (traumático). O espontâneo é a forma mais comum, quando tem etiologia primária é causado pela ruptura das bolhas apicais da superfície pulmonar, já o secundário ocorre em pacientes com pneumopatias subjacentes.
Quais são os sintomas do pneumotórax grave?
- Inspeção: no pneumotórax grave há imobilidade do hemitórax afetado e, raramente, inchaço. Palpação: redução ou ausência das vibrações vocais na área afetada. Percussão: hiperressonância ou timpanismo (como um tambor). Ausculta: murmúrio vesicular abolido ou reduzido (silêncio), respiração raramente anfórica.
Qual o tratamento adequado para o pneumotórax?
- O descanso em cama é o tratamento provável para um caso de pneumotórax que envolve apenas uma pequena área do pulmão. Neste caso, o seu médico irá monitorar sua condição regularmente, à medida que o ar absorve do espaço pleural. Serão tomados raios X frequentes para verificar se o seu pulmão se expandiu novamente.
Qual a ocorrência do pneumotórax em recém-nascidos?
- Pneumotórax em recém-nascidos. Pneumotórax é uma ocorrência extremamente comum no período neonatal, sendo encontrado em 1 a 2% dos recém-nascidos. Em geral, é observado em bebês prematuros de baixo peso, afetando 10% dos que necessitam de ventilação mecânica.
Qual o fator de risco do pneumotórax espontâneo?
- Por isso, o cigarro é o principal fator de risco para o pneumotórax espontâneo. Cabe ressaltar que o vilão do pneumotórax não é só o cigarro.