adplus-dvertising

O que é e como ocorre um decaimento alfa?

Índice

O que é e como ocorre um decaimento alfa?

O que é e como ocorre um decaimento alfa?

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

O que diferencia um decaimento alfa de uma beta?

Na equação de decaimento alfa, um átomo pai (P) transmuta em um átomo filho (F) mais radiação alfa (He). ... No decaimento beta ocorre a emissão de uma partícula que pode ser um elétron ou um pósitron.

Como funciona a radiacao beta?

Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos no instante em que se formam, e o próton permanece no núcleo. Isto significa que o núcleo passa a conter mais um próton e menos um nêutron.

O que é o decaimento nuclear?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico.

Qual a emissão de uma partícula alfa?

  • A emissão de uma partícla alfa, ou o núcleo de 4He é um processo chamado decaimento radiativo. Como partículas alfas contêm 2 prótons e 2 nêutrons, elas devem ser provenientes do núcleo do átomo.

Quando ocorrem as reações de decaimento?

  • Átomos que se encontram instáveis a nível nuclear e na busca de estabilidade acabam por emitir partículas e/ou ondas eletromagnéticas são radioativos; as reações que ocorrem no núcleo de elementos radioativos são reações de decaimento. Quando ocorrem naturalmente, as radiações emitidas são: alfa, beta e gama.

Como o decaimento é analisado?

  • Decaimento Cobalto-60 A seguir, um esboço de gráfico sobre o decaimento analisado (sem escala): O conhecimento da meia-vida dos isótopos auxilia diversificadas áreas da ciência, permitindo a descoberta da idade de materiais fósseis, através da datação por carbono 14, auxiliando na geologia, arqueologia e na medicina nuclear.

Postagens relacionadas: