adplus-dvertising

Quais são as placas tectônicas divergentes?

Índice

Quais são as placas tectônicas divergentes?

Quais são as placas tectônicas divergentes?

Um limite divergente ocorre com o afastamento de placas tectônicas que se movem em sentidos opostos, sendo assim, há adição de material magmático à crosta terrestre neste ponto. ... Um de vários exemplos de limite de placas divergentes é o encontro entre a placa Sul-americana e a placa Africana no meio do Oceano Atlântico.

O que são placas tectônicas divergentes?

A convergência de placas ocorre quando duas placas se deslocam na direção uma da outra, acabando por colidir. As colisões podem ocorrer entre uma placa oceânica e uma placa continental, entre duas placas oceânicas, entre duas continentais, e entre uma placa mista e uma placa continental.

Como ocorre a separação entre placas?

  • Neste tipo de limite, há a separação entre placas. No espaço criado entre os dois grandes blocos, ocorre a formação de uma nova crosta através da solidificação do magma. Pode ocorrer em continentes ou em oceanos.

Como ocorre a movimentação das placas tectônicas?

  • Assim, esta movimentação das placas acaba por inferir em constantes choques em suas regiões de encontro, o que ocasiona em atividades sísmicas e vulcânicas ao redor do globo. Os limites entre tais placas tectônicas, porém, podem seguir diferentes orientações, determinando, desta forma, a classificação que será exposta abaixo.

Como ocorre a deformação da placa continental?

  • A consequência direta disto é a deformação da placa continental, causando um enrugamento que, somado com a grande atividade vulcânica, acaba criando grandes cordilheiras. Podemos citar como exemplo a Cordilheira dos Andes, resultado do encontro entre a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.

Quais são os limites entre placas tectônicas?

  • Os limites entre tais placas tectônicas, porém, podem seguir diferentes orientações, determinando, desta forma, a classificação que será exposta abaixo. Neste tipo de limite, há a separação entre placas. No espaço criado entre os dois grandes blocos, ocorre a formação de uma nova crosta através da solidificação do magma.

Postagens relacionadas: