adplus-dvertising

O que causa a pleiotropia?

Índice

O que causa a pleiotropia?

O que causa a pleiotropia?

Pleiotropia ocorre quando um par de alelos condiciona mais de um caráter. Assim, um único gene controla diversas características do fenótipo que em alguns casos não estão relacionadas. O gene responsável pela pleiotropia denomina-se pleiotrópico.

Quais as doenças podem ser causadas por genes Pleiotrópicos?

Nos humanos, constituem exemplos de pleiotropia a síndrome de Laurence-Moon-Biedl, caracterizada por obesidade, demência e hipoplasia genital e a síndrome de Marfan, na qual o indivíduo apresenta aracnodactilia (dedos longos e com imagem radiográfica que lembra uma teia de aranha), defeitos cardíacos e malformações ...

Qual a diferença entre pleiotropia e interação gênica dê exemplos?

Enquanto a interação gênica ocorre pela colaboração de dois ou mais genes para o surgimento de uma determinada característica, a pleiotropia atua de forma inversa. Nela diversas características são condicionadas com base em um único gene. Um exemplo de pleiotropia pode ser observado na espécie humana.

Quais os tipos de mutações na pleiotropia?

Há dois tipos de mutação, a gênica e a cromossômica. A mutação gênica é uma alteração no gene devido a mudanças na frequência das bases nitrogenadas do DNA. A mutação cromossômica (aberração cromossômica) é uma mudança no número ou na estrutura dos cromossomos.

Qual a diferença de pleiotropia de interação genética?

Interação gênica e pleiotropia Enquanto a interação gênica ocorre pela colaboração de dois ou mais genes para o surgimento de uma determinada característica, a pleiotropia atua de forma inversa. Nela diversas características são condicionadas com base em um único gene.

Postagens relacionadas: