O que contém dentro do citoplasma?
O que contém dentro do citoplasma?
O citoplasma nas células eucariontes corresponde ao conteúdo celular localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Nesse local encontram-se várias organelas, tais como mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático e complexo golgiense.
Quais são as regiões do citoplasma?
Desse modo, sabemos que há duas regiões no citoplasma: o citosol e o citoesqueleto. A região que é mais fluida chamada hialoplasma, é onde ficam mergulhadas muitas estruturas membranosas chamadas organelas citoplasmáticas, além de grânulos compostos de RNA e proteínas, os ribossomos.
Qual é o nome do citoplasma?
- Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna.
Qual o papel do citoplasma nos órgãos?
- Em algumas células, como ovócitos de ratos, a transmissão citoplasmática deve ter um papel na formação de sub-compartimentos celulares e também no posicionamento de organelas. O citoplasma exibe hospedeiros de dois organelos que contêm seus próprios genomas – o cloroplasto e as mitocôndrias.
Quais são os pigmentos do citoplasma?
- Finalmente, o citoplasma também contém pigmentos como a melanina, que levam às células pigmentadas da pele. Estes pigmentos protegem a célula e as estruturas internas do corpo dos efeitos deletérios da radiação ultravioleta. Os pigmentos também são proeminentes nas células da íris que cercam a pupila do olho.
Como funcionam as usinas do citoplasma?
- Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos. No citoplasma, ainda há membranas que atuam como verdadeiras usinas intracelulares, que fornecem energia indispensável à manutenção da vida.