O que ocorre com o valor da energia quando o elétron do átomo retorna para uma órbita mais próxima do núcleo?
Índice
- O que ocorre com o valor da energia quando o elétron do átomo retorna para uma órbita mais próxima do núcleo?
- O que acontece com o valor da energia quando o elétron?
- O que acontece com os elétrons de um átomo quando fornecemos energia ao sistema?
- Qual a energia correspondente a cada órbita?
- Qual a energia necessária para saltar de órbita para outra?
- Como é formado um átomo?
- Como o hidrogênio funciona para átomos mais pesados?
O que ocorre com o valor da energia quando o elétron do átomo retorna para uma órbita mais próxima do núcleo?
Ao retornar à sua órbita original, o elétron libera o mesmo valor de energia que foi absorvido no salto quântico. A liberação de energia, conhecida como fóton, ocorre na forma de luz de cor bem definida, ou de outro tipo de radiação eletromagnética, como a ultravioleta (UV) ou os raios X.
O que acontece com o valor da energia quando o elétron?
Quando um elétron recebe energia, ele salta de sua órbita eletrônica para uma mais distante e chamamos isso de momento de excitação do elétron. Quase que no mesmo momento que o elétron recebe energia e salta para uma órbita mais distante, ele retorna para sua órbita natural devolvendo a energia em forma de luz.
O que acontece com os elétrons de um átomo quando fornecemos energia ao sistema?
Os átomos que formam todos os corpos são constituídos por partículas menores, sendo as principais os prótons, elétrons e nêutrons. Quando separamos as cargas elétricas, fornecemos a elas uma certa quantidade de energia, que fica armazenada no sistema na forma de energia potencial elétrica . ...
Qual a energia correspondente a cada órbita?
- A energia correspondente a cada órbita foi calculada por Bohr, veja como podemos chegar ao mesmo resultado: A força elétrica atua como uma força centrípeta, sendo assim temos: A energia cinética do elétron é dada por E c = ½ mv². De onde tiramos que: Não pare agora...
Qual a energia necessária para saltar de órbita para outra?
- Dessa forma, a não ser que receba exatamente a quantidade de energia necessária para saltar de uma órbita para outra, mais afastada do núcleo, o elétron permanecerá em sua órbita indefinidamente. A energia correspondente a cada órbita foi calculada por Bohr, veja como podemos chegar ao mesmo resultado:
Como é formado um átomo?
- No início do século passado, Ernest Rutherford deduziu que um átomo é formado de um núcleo pequeno e denso, onde residem os prótons (cargas positivas) e igual número de elétrons (cargas negativas), habitando a periferia. Este modelo ficou conhecido como modelo planetário ¹.
Como o hidrogênio funciona para átomos mais pesados?
- Esse modelo embora ainda não “funcionasse” para átomos mais pesados, explicou com perfeição os fenômenos como o espectro de emissão e absorção do hidrogênio. O hidrogênio é o átomo mais simples que existe: seu núcleo tem apenas um próton e só há um elétron orbitando em torno desse núcleo.