O que ocasionou o Cisma do Oriente?
O que ocasionou o Cisma do Oriente?
O Cisma do Oriente ou Grande Cisma ocorreu por conta de inúmeros fatores como, por exemplo, as divergências praticadas pelos grupos cristãos, que já se dividiam entre duas linhas do catolicismo e também por conta da disputa política e econômica presente na região do mediterrâneo.
Porque o cristianismo se dividiu?
Durante um período que se estende do século VII ao XIII, a igreja cristã passou por uma alienação gradual, resultando em um cisma que dividiu o cristianismo em um ramo chamado latino ou ocidental, a Igreja Católica Romana, e um ramo oriental, em grande parte grego, a Igreja Ortodoxa.
Como aconteceu o Cisma do Ocidente?
A origem do Cisma do Ocidente esteve ligada à disputa de poder existente entre o papa Bonifácio VIII e o rei da França Felipe IV, o Belo. O rei da França determinou a cobrança de impostos da Igreja para aumentar a renda de seu orçamento. O papa Bonifácio VIII se opunha à cobrança e ameaçou Felipe IV de excomunhão.
Qual a origem do Cisma do Oriente?
- Esta ruptura ou dissensão ficou chamada como o Cisma do Oriente, ou o Grande Cisma, que originou a Igreja Ortodoxa ou Igreja Católica do Oriente, separando-se da igreja Católica do Ocidente, a romana.
Qual a diferença entre Grande Cisma e Ocidente?
- Nota: "Grande Cisma" redireciona para este artigo. Para o cisma no ocidente, veja Grande Cisma do Ocidente.
Qual a história do Cisma do Ocidente?
- O cisma ou separação chamado de Grande Cisma do Ocidente dividiu o catolicismo desde 13. Durante a sua história, ocorreram importantes divisões na Igreja Cristã, rupturas importantes que foram chamadas de Cismas (separações), como o Cisma do Oriente (1054) e esse do Ocidente (entre 13).
Como foi a ruptura do cisma?
- A ruptura tornou-se permanente após o saque de Constantinopla pelos cristãos ocidentais em 1204, durante a Quarta Cruzada. A principal causa do Cisma foi a disputa sobre a autoridade do papado ocidental (papa Leão IX, na ocasião) de tomar decisões que afetassem toda a Igreja.