Porque o bebê nasce com o pé torto?
Índice
- Porque o bebê nasce com o pé torto?
- Como diagnosticar o pé torto congênito?
- O que fazer em caso de pé torto congênito?
- Qual a melhor forma de tratamento para o pé torto congênito?
- Quando deve ser feita a cirurgia do pé torto?
- Como fazer a identificação do pé torto congênito?
- Qual o significado do termo torto congênito?
Porque o bebê nasce com o pé torto?
As causas do pé torto ainda são desconhecidas e bastante discutidas, no entanto alguns pesquisadores acreditam que essa condição é essencialmente genética e que ao longo do desenvolvimento do bebê houve ativação de genes responsáveis por essa deformidade.
Como diagnosticar o pé torto congênito?
Apenas o exame físico do ortopedista é suficiente para identificar as deformidades e indicar o tratamento. As crianças que possuem Pé Torto Congênito apresentam pés deformados para dentro, bem tortos e com pouca mobilidade nas articulações do pé e tornozelo.
O que fazer em caso de pé torto congênito?
Tratamento conservador para pé torto congênito
- Manipulação do pé e colocação de gesso a cada semana em um total de 5 a 7 trocas de gesso. ...
- Antes da colocação do último gesso, o médico faz a tenotomia do tendão do calcanhar que consiste em um procedimento com sedação e anestesia no pé do bebê para reparar o tendão;
Qual a melhor forma de tratamento para o pé torto congênito?
- Outra forma de tratamento para o pé torto congênito é a cirurgia para corrigir a deformidade nos pés, combinada com a fisioterapia, que pode durar meses ou anos. O tratamento conservador para pé torto congênito deve ser feito pelo médico ortopedista e inclui:
Quando deve ser feita a cirurgia do pé torto?
- A cirurgia deve ser feita entre os 3 meses e 1 ano de idade e depois da operação a criança deve usar gesso durante 3 meses. Contudo, a cirurgia não cura o pé torto. Ela melhora a aparência do pé e a criança consegue andar, no entanto, ela diminui a força dos músculos dos pés e das pernas do bebê, podendo causar rigidez e dor a partir dos 20 anos.
Como fazer a identificação do pé torto congênito?
- A identificação do pé torto congênito pode ser feita ainda durante a gestação por meio da realização da ultrassonografia, podendo ser visualizado por esse exame a alteração na posição dos pés.
Qual o significado do termo torto congênito?
- O termo pé torto congênito (PTC) é usado para se referir ao pé equinocavovaro, que é uma das deformidades mais freqüentes ao nascimento. O PTC pode ser uma deformidade isolada (idiopática) ou associada com outras alterações. (FIGURA 1).