Quais doenças que o aleitamento materno previne?
Índice
- Quais doenças que o aleitamento materno previne?
- O que a amamentação previne?
- Quais os benefícios que o leite materno traz para o bebê?
- Porque o leite materno protege contra infecções?
- Qual o poder da mama?
- Quais os benefícios do leite materno após 1 ano?
- Por que o aleitamento materno exclusivo é importante e quais as suas vantagens?
Quais doenças que o aleitamento materno previne?
Para a criança, o aleitamento materno promove menor prevalência de doenças infecciosas como otite, pneumonia, gastroenterite. Os efeitos a médio e longo prazo para a saúde da criança amamentada são a menor prevalência de obesidade, dislipidemias, doenças alérgicas.
O que a amamentação previne?
A amamentação protege as mães do câncer de mama e os bebês do sobrepeso e da obesidade. A criança deve receber somente leite materno até os seis meses de vida.
Quais os benefícios que o leite materno traz para o bebê?
Para o bebê:
- Maior contato com a mãe.
- Melhora a digestão e minimiza as cólicas.
- Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação.
- Reduz o risco de doenças alérgicas.
- Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma.
- Estimula e fortalece a arcada dentária.
Porque o leite materno protege contra infecções?
O aleitamento materno protege o lactente de infecções principalmente por meio dos anticorpos IgA secretores (IgAS), mas também por meio de vários outros fatores bioativos. É surpreendente que os fatores de defesa do leite humano ajam sem causar inflamação e alguns componentes são, de fato, anti-inflamatórios.
Qual o poder da mama?
A musculatura oral adequada remete a um bom desenvolvimento da fala. O contato com a mãe pelo aleitamento materno faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando choro e ansiedade. Além disso, a mamãe se sente menos estressada. Crianças alimentadas no peito da mãe têm menos risco de terem asma.
Quais os benefícios do leite materno após 1 ano?
Dados da UNICEF mostram que, no segundo ano de vida, 500 ml de leite materno fornece 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia de que uma criança precisa diariamente.
Por que o aleitamento materno exclusivo é importante e quais as suas vantagens?
Os benefícios da amamentação exclusiva para o lactente configuram prevenção de doenças como: diarreia, infecções respiratórias, alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes entre outras, pois fortalece o sistema imunológico e, por conseguinte, reduz o índice de mortalidade infantil – além de favorecer o ...