Como deve ser feito o teste do pezinho?
Índice
- Como deve ser feito o teste do pezinho?
- Como é realizado o teste do pezinho e como é feita a análise do material colhido?
- O que é analizado no teste do pezinho?
- Quais são as doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho?
- Até quando pode ser feito o teste do pezinho?
- Onde fazer o teste do pezinho particular?
- Como é feito o teste do coraçãozinho?
- Como é feito o primeiro controle de qualidade da amostra coletada do teste do pezinho?
- Quais os tipos de doença que o teste do pezinho pode detectar?
Como deve ser feito o teste do pezinho?
O exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.
Como é realizado o teste do pezinho e como é feita a análise do material colhido?
Como é feito o exame? O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor.
O que é analizado no teste do pezinho?
O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.
Quais são as doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho?
O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Até quando pode ser feito o teste do pezinho?
Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento.
Onde fazer o teste do pezinho particular?
Teste do Pezinho do Hermes Pardini. O Hermes Pardini é um dos únicos laboratórios em Minas Gerais que oferecem um teste do pezinho capaz de detectar até cem doenças. Você pode realizar o exame em uma de nossas unidades ou solicitar a coleta em domicílio.
Como é feito o teste do coraçãozinho?
Como é feito o exame O exame é realizado com a criança deitada confortavelmente com as mãos e pés bem aquecidos. No braço direito do bebê é colocado um acessório especial para recém nascidos em formato de pulseira que mede a quantidade de oxigênio no sangue.
Como é feito o primeiro controle de qualidade da amostra coletada do teste do pezinho?
É necessário que o sangue atravesse (seja absorvido) pela camada do papel-filtro até que todo o círculo esteja preenchido com sangue de forma homogênea. Fazer a verificação imediata da qualidade da amostra coletada, levantando o papel-filtro acima de sua cabeça e observando-a contra a luz.
Quais os tipos de doença que o teste do pezinho pode detectar?
Hoje, o teste disponibilizado pela rede pública auxilia na descoberta de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, fibrose cística, anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita (HAC).