Como fazer alimentação por gastrostomia?
Índice
- Como fazer alimentação por gastrostomia?
- O que é gastrostomia e cuidados?
- Quem tem gastrostomia pode comer pela boca?
- Como deve ser a alimentação por sonda?
- Quais os cuidados de enfermagem com o paciente com gastrostomia?
- Quais os cuidados de enfermagem gastrostomia?
- Quais os cuidados de enfermagem com a gastrostomia e Jejunostomia?
- Quando a gastrostomia é indicada?
- Quais os cuidados com a gastrostomia?
- Como funciona a gastrostomia gástrica percutânea?
- Qual a importância da gastrostomia endoscópica percutânea?
- Qual é o orifício do estômago?
Como fazer alimentação por gastrostomia?
Abrir a tampa da sonda e colocar a seringa de alimentação (100ml) no tubo da gastrostomia; Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago.
O que é gastrostomia e cuidados?
A gastrostomia (GTT) é um dos métodos para fornecer dieta ao paciente e garantir suporte nutricional adequado. Na gastrostomia, um tubo (sonda ou cateter) é colocado no estômago e fica acessível através da pele do abdome (implantação percutânea).
Quem tem gastrostomia pode comer pela boca?
Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral. Porém grande parte dos pacientes fica com dieta exclusiva via gastrostomia.
Como deve ser a alimentação por sonda?
A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.
Quais os cuidados de enfermagem com o paciente com gastrostomia?
Cuidados Gerais com a Gastrostomia e Jejunostomia
- Higienizar as mãos com água e sabão antes e depois da manipulação;
- Higienizar de 02 a 03 vezes ao dia ou quando houver necessidade, sempre ao redor do orifício com água e sabão, secando posteriormente cuidadosamente;
Quais os cuidados de enfermagem gastrostomia?
Cuidados Gerais com a Gastrostomia e Jejunostomia
- Higienizar as mãos com água e sabão antes e depois da manipulação;
- Higienizar de 02 a 03 vezes ao dia ou quando houver necessidade, sempre ao redor do orifício com água e sabão, secando posteriormente cuidadosamente;
Quais os cuidados de enfermagem com a gastrostomia e Jejunostomia?
– administrar a dieta em temperatura ambiente e lentamente, para evitar quadros de diarreia, flatulência e desconforto abdominal; – lavar a sonda com 10 a 20 mL de água morna filtrada após administração de dieta e/ou medicamentos e/ou aspiração de resíduo gástrico.
Quando a gastrostomia é indicada?
A gastrostomia é indicada quando o paciente necessita manter a via alternativa de alimentação enteral por mais de um mês2, pois a permanência da sonda nasoenteral, além desse período, aumenta o número de complicações3.
Quais os cuidados com a gastrostomia?
- Cuidados com a Gastrostomia A ferida operatória deve ter aspecto saudável, limpo, seco e sem pruridos ou líquidos circundantes. As substâncias drenadas para a bolsa coletora incluem enzimas digestivas muito agressivas, inclusive para a pele.
Como funciona a gastrostomia gástrica percutânea?
- GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA PERCUTÂNEA - (Tubo PEG). O Tubo PEG é uma técnica inicial (antes da gastrostomia) e/ou provisória que consiste na colocação de um tubo na cavidade gástrica, funcionando como nova forma de aporte nutricional em pacientes que têm problemas em alimentar-se oralmente.
Qual a importância da gastrostomia endoscópica percutânea?
- A Gastrostomia Endoscópica Percutânea é indicada para pacientes que, por diversas razões, não têm capacidade de se alimentar oralmente, devido a distúrbios de deglutição necessitando, desta forma, de um suporte nutricional por longo período, por apresentarem em situação de risco nutricional.
Qual é o orifício do estômago?
- Um orifício criado artificialmente na altura do estômago (gastrostomia) ou na altura do jejuno (jejunostomia), objetivando uma comunicação entre a cavidade do estômago e a parede do abdómem. Este orifício cria uma ligação direta do meio interno com o meio externo do paciente.