adplus-dvertising

O que significa afirmar sobre aquilo que não se pode falar deve-se calar?

Índice

O que significa afirmar sobre aquilo que não se pode falar deve-se calar?

O que significa afirmar sobre aquilo que não se pode falar deve-se calar?

Os filósofos deveriam resignar-se ao sétimo aforismo do Tractatus que diz que "sobre aquilo que não se pode falar, deve-se calar". ... Ou seja, ele não se limita ao que se mostra, mas pretende falar sobre como as coisas são em sua totalidade.

O que não se pode dizer deve-se calar?

O famoso aforismo 7 do Tractatus Logico-Philosophicus, “Sobre aquilo que não se pode falar, deve-se calar”, do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, “não aconselha o silêncio; e de fato o verbo que usa por obrigação não é sollen, mas sim muessen; nos diz acima de tudo, de forma radical, que a alternativa ao silêncio ...

O que se pode dizer pode ser dito claramente é aquilo de que não se pode falar tem de ficar no silêncio?

Ludwig Wittgenstein: O que se pode dizer pode ser dito... O que se pode dizer pode ser dito claramente; e aquilo de que não se pode falar tem de ficar no silêncio.

O que defendia Wittgenstein?

Sendo uma das figuras mais influentes na filosofia inglesa, produziu o sistema original da filosofia da linguagem. Defendia inicialmente que as palavras representam coisas, segundo acordo social. No entanto, acabou por rejeitar essa ideia. Passou a acreditar que o uso era mais importante do que a convenção.

Qual é o principal objetivo das primeiras investigações filosóficas?

Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein critica várias idéias que ele mesmo havia defendido anteriormente no Tractatus, em especial as idéias de uma essência da linguagem, de uma teoria pictórica do significado e de uma estrutura lógica subjacente à forma aparente das proposições. ...

Por que Wittgenstein diz que sobre o que não se pode falar deve se calar?

Para Wittgenstein, o significado de uma linguagem é dado em seu uso, e como são usos diferentes, ele fala em jogos de linguagem. ... Isso quer dizer que não importa a sensação que tenhamos - a suposta "essência" de nossa linguagem -, mas simplesmente sua função, seu uso no cotidiano.

O quê Wittgenstein propõe com a teoria dos jogos de linguagem explique?

Em seu trabalho Philosophical Investigations (1953) (Investigações Filosóficas, em português), Ludwig Wittgenstein se referia regularmente ao conceito de jogos de linguagem. ... O conceito pretendia "ressaltar o fato de que falar uma língua faz parte de uma atividade ou forma de vida" (PI 23), que dá sentido à linguagem.

Postagens relacionadas: