adplus-dvertising

Para que serve o relativismo cultural?

Índice

Para que serve o relativismo cultural?

Para que serve o relativismo cultural?

Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. ... Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro.

O que é relativismo cultural para a sociologia?

O relativismo, enquanto posição filosófica, defende que o conhecimento é relativo ao sujeito que conhece ou a um ponto de vista. O corolário do relativismo cognitivo é a suposição ontológica de que a realidade não existe em si mesma, independentemente de um ponto de vista sobre ela.

O que vem a ser relativismo?

Entenda-se por relativismo a teoria filosófica fundada na relatividade do conhecimento, recusando toda e qualquer verdade ou valor tidos como absolutos. A opinião e o ponto de vista são importantes meios válidos de conhecimento.

Qual a importância do relativismo cultural para a sociologia?

Desse modo, o relativismo cultural nos faz perceber as diferenças como uma diversidade possível, e não como algo inferior ou mesmo que deveria ser eliminado. Cada cultura percebe e age em relação ao mundo de maneira diferente. Consequentemente, não há melhor ou pior.

Quem usa o termo “relativismo cultural”?

  • Na Sociologia utilizamos com frequência o termo “relativismo cultural”. A “lógica” é a mesma da expressão anterior, porém envolvendo a observação da cultura do outro.

Por que o relativismo cultural é tão danoso?

  • O relativismo cultural possibilita um maior afastamento dos pré-conceitos, da discriminação e da intolerância, sendo o oposto do etnocentrismo, tão presente em nossa sociedade e tão danosa às relações sociais. É comum críticas ao relativismo cultural por parte dos universalistas.

Por que o etnocentrismo é um relativismo cultural?

  • Enquanto o etnocentrismo traz uma ideia de julgamento e hierarquia de civilizações, o relativismo cultural procura considerar costumes e tradições como frutos de uma cultura específica. Igualmente, não leva em conta critérios morais de certo e errado ao estudar essas culturas.

Postagens relacionadas: