Porque o Filho Pródigo resolveu voltar para casa?
Índice

Porque o Filho Pródigo resolveu voltar para casa?
Depois de perder sua fortuna (a palavra "pródigo" significa "desperdiçador, extravagante"), o filho volta para casa e se arrepende. Esta parábola é a terceira e a última de uma trilogia sobre a redenção, vindo após a Parábola da Ovelha Perdida e a Parábola da Moeda Perdida.
Que que significa o filho pródigo?
Pessoa que volta ao seio da família após longa ausência e vida desregrada.
Quais são os personagens da parábola do filho pródigo?
O texto de Lucas (Lc 15, 11-32) apresenta três personagens emblemáticos: o pai, o filho mais novo (o denominado “pródigo”) e o filho mais velho (o que permaneceu junto ao pai na propriedade da família).
Qual a Parábola do Filho Pródigo?
- Essa é a parábola do filho que foi embora, porém arrependido volta para casa; retorna, portanto para os braços do pai. A parábola do filho pródigo narra a história entre um pai, e seus dois filhos: o mais novo e o mais velho. Pois bem, o mais novo pretende em seu coração abandonar a casa do pai. Ele não queria mais aquela vida.
Qual a origem da palavra pródigo?
- A palavra “pródigo” originalmente transmite um sentido de “extravagância descuidada”. Na aplicação original, o pródigo é aquele que age de uma forma extravagante, além dos limites.
Por que o filho mais novo saiu para outra Terra?
- Assim que obteve a parte da herança, o filho mais novo saiu para outra terra e viveu de forma errada. Ele gastou tudo o que tinha e passou a ter que trabalhar com porcos, o que para os judeus da época, era algo amaldiçoado. O filho mais novo, portanto, passa a viver uma vida difícil de fome e miséria.
Por que o filho mais novo se arrependeu?
- Porém, a Bíblia nos diz que o filho mais novo retomou a consciência e se arrependeu de ter saído da casa do pai.“O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.