O que foi a Contrarreforma ou Reforma Católica e qual o seu principal objetivo?
Índice
- O que foi a Contrarreforma ou Reforma Católica e qual o seu principal objetivo?
- Qual é o significado da Contra-reforma para a Igreja Católica?
- O que foi a contrarreforma e qual seu objetivo?
- Como foi feita a reforma da Igreja Católica?
- Quais foram os movimentos reformistas da igreja moderna?
- Quais são as reafirmações encontradas na Reforma Católica?
- Qual foi a reação da Igreja Católica ao avanço da Reforma Protestante?
O que foi a Contrarreforma ou Reforma Católica e qual o seu principal objetivo?
Em resposta à Reforma, a Igreja Católica criou seu próprio movimento, a Contra-Reforma ou Reforma católica. Seus objetivos eram impedir que o protestantismo se espalhasse, recuperar territórios perdidos e expandir os esforços missionários em todo o mundo.
Qual é o significado da Contra-reforma para a Igreja Católica?
A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.
O que foi a contrarreforma e qual seu objetivo?
A intenção da contrarreforma era espalhar a fé católica, catequizando as regiões não cristianizadas. Seu objetivo era agrupar as variações de religiões, ou então condená-los por heresia, como o caso da religião protestante. ... Com isso, os bispos pretendiam reafirmar ao próprio clero o significado de ser católico.
Como foi feita a reforma da Igreja Católica?
- Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc. Alguns dos princípios estabelecidos para a reforma da Igreja Católica foram debatidos durante o Concílio de Trento.
Quais foram os movimentos reformistas da igreja moderna?
- Os movimentos reformistas de Wyclif, Jan Huss e de Martinho Lutero foram demonstrações de que a Igreja moderna precisava rever seus rumos, repensar algumas práticas e sistematizar melhor sua doutrina para adaptá-la aos tempos modernos frente às novas doutrinas do humanismo e do racionalismo que surgiam.
Quais são as reafirmações encontradas na Reforma Católica?
- Entre outras reafirmações encontradas na Reforma Católica, está a preservação da representação de santos por meio de imagens que eram cultuadas. O Barroco se torna um grande aliado da Igreja neste aspecto, ajudando a ampliar o sentimento dos católicos por meio de obras de arte.
Qual foi a reação da Igreja Católica ao avanço da Reforma Protestante?
- A reação da Igreja Católica ao avanço da reforma protestante deu-se, ainda, através da Companhia de Jesus, criada em 1534 por Inácio de Loyola. Chamados de jesuítas, seus membros ficaram também conhecidos como “soldados de Cristo” e, por meio, do ensino e da catequese, divulgavam a fé católica.