O que significa cultismo barroco?
Índice
- O que significa cultismo barroco?
- O que é cultismo literatura?
- Qual a definição correta para o cultismo?
- O que é Culteranismo?
- O que é um Cultista?
- O que é o conceptismo?
- O que são ideias Conceptistas?
- O que é o Conceptismo?
- O que é Gongorismo português?
- Quais eram as características desse estilo de cultismo?
- Qual é a origem do conceptismo?
- Quais são os recursos do conceptismo?
- Quais são as prioridades da corrente cultista?
O que significa cultismo barroco?
Denomina-se culteranismo ou cultismo o aspecto do barroco voltado para o jogo de palavras, para o rebuscamento da forma, para a ornamentação estilística, para o preciosismo lingüístico, para a erudição minuciosa.
O que é cultismo literatura?
Cultismo Significa “jogo de palavras”. Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos, linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias. Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual.
Qual a definição correta para o cultismo?
O cultismo significa “jogo de palavras”. Também é chamado de Gongorismo, pois foi inspirado nos textos do poeta espanhol Luis de Góngora (1561-1627). Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias.
O que é Culteranismo?
Rigor excessivo no emprego das palavras.
O que é um Cultista?
Significado de Cultista substantivo masculino e feminino Partidário do que é culto, civilizado.
O que é o conceptismo?
Conceptismo, também chamado de Consentidualismo, é uma vertente literária do estilo barroco surgida em meados do século XVII na Espanha. ... A literatura conceptista é marcada pelo jogo de ideias (conceitos), onde é construído um raciocínio lógico, racionalista, com retórica aprimorada.
O que são ideias Conceptistas?
A literatura conceptista é marcada pelo jogo de ideias (conceitos), onde é construído um raciocínio lógico, racionalista, com retórica aprimorada. ... Muitas vezes são buscadas respostas para um fenômeno que antes eram atribuídos à obra de Deus.
O que é o Conceptismo?
Conceptismo, também chamado de Consentidualismo, é uma vertente literária do estilo barroco surgida em meados do século XVII na Espanha. ... A literatura conceptista é marcada pelo jogo de ideias (conceitos), onde é construído um raciocínio lógico, racionalista, com retórica aprimorada.
O que é Gongorismo português?
Gongorismo é um estilo literário predominante nos séculos XVII e XVIII em países, como Portugal, Espanha e Brasil, caracterizando, em seus aspectos mais criticados, pela extravagância, o mau gosto, o exagero nas comparações e metáforas, o desequilíbrio da composição, o excesso de ornatos, a linguagem rebuscada e ...
Quais eram as características desse estilo de cultismo?
- Em relação ao cultismo, que prezava pela descrição e o exagero, o conceptismo preferia a concisão. Além do raciocínio lógico, duas importantes características desse estilo eram: Silogismo: baseado na dedução, o silogismo apresenta duas premissas que geram uma terceira proposição lógica.
Qual é a origem do conceptismo?
- O conceptismo, também chamado de conceitismo, é uma corrente literária desenvolvida na Espanha durante o século XVII. Faz parte do barroco e tradicionalmente se apresenta como um movimento contrário ao culteranismo. O representante legítimo desta corrente é Francisco Quevedo, mas há também outros criadores de grande importância como Baltasar ...
Quais são os recursos do conceptismo?
- Em relação aos recursos estilísticos, o conceptismo exalta os paradoxos, as perífrases e as antíteses, assim como os jogos de palavras e a polissemia. Estes recursos se encontram a serviço da harmonia e da espontaneidade da língua, já que a finalidade é contar algo de maneira natural, sem a artificialidade própria do culteranismo.
Quais são as prioridades da corrente cultista?
- A corrente cultista, por exemplo, dá prioridade à construção de imagens, jogos de palavras, como sinonímia e antonímia, uso de figuras de linguagens, principalmente os paradoxos e metáforas, paralelismos, exploração dos sentidos.