O que é o mercantilismo e suas características?
O que é o mercantilismo e suas características?
Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo. Os tipos de mercantilismo são o comercial e o industrial. No Brasil, o mercantilismo se materializou no comércio de mercadorias e no Pacto Colonial.
O que visa o mercantilismo Brainly?
O mercantilismo visa o acúmulo de capital, onde o Estado controla a economia e as atividades. comerciais. O tráfico negreiro garante o acúmulo de capital primitivo, pois a burguesia mercantil lucra na. compra e venda e na exploração do trabalho.
Qual a origem do mercantilismo econômico?
- O mercantilismo econômico foi uma política econômica marcada pelo intervencionismo estatal, prova disso foi a adoção do protecionismo, medida que impõe barreiras tarifárias aos produtos estrangeiros. A origem do mercantilismo remonta à Baixa Idade Média, período marcado pela formação das Monarquias Nacionais.
Como eram os princípios mercantilistas?
- Os princípios mercantilistas eram os seguintes: O governo estimulava o desenvolvimento de manufaturas em seus territórios. Como o produto manufaturado era mais caro do que as matérias-primas ou gêneros agrícolas, sua exportação era certeza de bons lucros.
Quando começou a confiança no mercantilismo?
- A confiança no mercantilismo começou a decair em finais do século XVIII, quando as teorias de Adam Smith e de outros economistas clássicos foram ganhando prestígio no Império Britânico e, em menor grau, no restante da Europa (exceto na Alemanha, onde a Escola Histórica de Economia foi a mais importante durante todo o século XIX e começo do XX ).
Como foram adotadas as práticas mercantilistas?
- As práticas mercantilistas não foram adotadas de forma homogênea no continente europeu p or não serem uma teoria econômica, no entanto, elas possuíam elementos em comum. O mercantilismo se baseava na ideia do metalismo, isto é, na crença de que a riqueza do Estado dependia da quantidade de metais preciosos que ele possuía.