Como lavar a sonda nasoenteral?
Índice
- Como lavar a sonda nasoenteral?
- Quais as principais complicações do uso de sondas Nasoenterais?
- Quais os cuidados com a sonda nasoenteral?
- Qual o material necessário para alimentar uma sonda?
- Quando deve ser trocada a sonda de alimentação?
- Qual a temperatura ideal para a sonda de gastrostomia?
- Qual o seu cardápio de alimentação por sonda?
Como lavar a sonda nasoenteral?
Assim, é necessário realizar a limpeza da sonda após o uso. Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.
Quais as principais complicações do uso de sondas Nasoenterais?
O erro pode resultar em complicações como pneumonia, pneumotórax e até morte do paciente. É possível ainda que ocorra a tunelização da sonda pela mucosa esofágica e consequentemente a perfuração, além de estenose do esôfago, facilitando o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.
Quais os cuidados com a sonda nasoenteral?
Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem. Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico.
Qual o material necessário para alimentar uma sonda?
- Material necessário para alimentar por sonda. Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material: 1 seringa de 100 ml (seringa de alimentação); 1 copo de água; 1 pano (opcional).
Quando deve ser trocada a sonda de alimentação?
- A seringa de alimentação deve ser lavada após cada utilização, devendo ser trocada, pelo menos, de 2 em 2 semanas por um nova, comprada na farmácia. Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo.
Qual a temperatura ideal para a sonda de gastrostomia?
- Indicada quando o paciente possui lesão de boca, faringe e esôfago irreversível ou que requerem tratamento prolongado, como o caso de tumores. A administração pode ser realizada por meio de funil ou seringa. A temperatura ideal é de 37 °C e nunca retirar a sonda de gastrostomia; caso saia acidentalmente, comunicar o médico imediatamente.
Qual o seu cardápio de alimentação por sonda?
- Exemplo de cardápio de alimentação por sonda 1 Café da manhã - Mingau de fuba líquido. 2 Colação - Vitamina de morango. 3 Almoço - Sopa de cenoura, batata, abóbora e carne de peru. Suco de laranja. 4 Lanche - Vitamina de abacate. 5 Jantar - Sopa de couve-flor frango moído e massa. Suco de acerola. 6 Ceia - Iogurte líquido. More ...