Que princípios são propostos nessa tendência para reduzir impactos no meio ambiente?
Índice
- Que princípios são propostos nessa tendência para reduzir impactos no meio ambiente?
- Qual princípio abaixo é aplicável ao caso diante da ausência de certeza científica sobre os danos possíveis a saúde humana?
- Qual a diferença entre princípio da prevenção e o princípio da precaução explique e dê um exemplo de cada?
- Quando há contradição entre a lei municipal e a lei federal?
- Será que uma lei municipal pode violar a Constituição Federal?
- Como processar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal?
- Por que a lei incompatível com a Constituição Federal?
Que princípios são propostos nessa tendência para reduzir impactos no meio ambiente?
Como se sabe, os princípios da precaução e da prevenção integram o rol dos mais importantes princípios do direito ambiental sendo, portanto, o seu estudo fundamental quando se trata da proteção jurídica do meio ambiente.
Qual princípio abaixo é aplicável ao caso diante da ausência de certeza científica sobre os danos possíveis a saúde humana?
Isso porque o princípio da precaução deve ser aplicado quando não houver certeza científica de que a atividade sindicada não oferece risco de dano, e o princípio da prevenção deve ser aplicado após, ou seja, quando a atividade sindicada causar danos com prévia comprovação científica.
Qual a diferença entre princípio da prevenção e o princípio da precaução explique e dê um exemplo de cada?
O princípio da prevenção visa a inibir o dano potencial sempre indesejável, e o princípio da precaução visa a impedir o risco de perigo abstrato. ... Outra diferença substancial entre os dois princípios é que o princípio da prevenção está calcado em uma certeza científica que determinada atividade causará danos.
Quando há contradição entre a lei municipal e a lei federal?
- A Lei Municipal x Lei Federal - Quando há contradição entre ambas. Como resolver? Existe hierarquia entre Município, Estado Membro e União? O Brasil é uma república federativa, nos termos do Artigo 1ºda Constituição Federal de 1988:
Será que uma lei municipal pode violar a Constituição Federal?
- (10) Deste modo, conclui-se que uma lei municipal pode violar tanto a Constituição Federal, quanto as Cartas Estaduais, sendo que na primeira hipótese é completamente inadmissível o controle abstrato ou concentrado (11) perante o STF, restando portanto a via difusa ou incidental (12).
Como processar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal?
- Nos termos da Constituição Federal, temos: (CF, alínea “a”, do inciso I, do artigo 102.) processar e julgar, originariamente, a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. (CF, artigo 125, § 2°.)
Por que a lei incompatível com a Constituição Federal?
- Por esse princípio, atribui-se nulidade absoluta e ineficácia plena à lei incompatível com a Constituição Federal, por lhe faltar o fundamento de validade. Logo, a lei que afrontar essa regra estará incorrendo em vício, passível de sanção imposta pelo próprio sistema.