Qual a porção final da traqueia?
Índice
- Qual a porção final da traqueia?
- O que é a carina da traqueia?
- Que nome é dado ao último anel da traqueia?
- Como é formada a traqueia?
- Onde está localizada a faringe?
- Como se chama o ponto de bifurcação da traqueia?
- Qual é o nome dos ligamentos que encontramos entre os anéis traqueais?
- Qual a estrutura da traqueia?
- Quais são os efeitos da traqueia?
- Por que a traqueia é revestida internamente?
- Qual o processo de desobstrução da traqueia?
Qual a porção final da traqueia?
Sua localização exata se inicia logo após a laringe descendo pela região anterior do pescoço e terminando atrás da região superior do esterno. Nessa região final, a traqueia se divide em dois tubos menores onde se iniciam os brônquios.
O que é a carina da traqueia?
A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de Carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos dois brônquios. Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões.
Que nome é dado ao último anel da traqueia?
Inicia-se na borda inferior da cartilagem cricóide (é um anel completo de cartilagem que fica ao redor da traqueia) até aproximadamente a 5ª vértebra torácica . A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.
Como é formada a traqueia?
A traqueia é constituída por 20 cartilagens hialinas em formato de C. A presença de cartilagem é importante para evitar o fechamento desse canal. As porções livres desses anéis de cartilagem ficam voltadas para o lado posterior e são conectadas por meio de ligamentos fibroelásticos e músculo liso.
Onde está localizada a faringe?
A faringe é um órgão que fique logo acima da laringe e faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório.
Como se chama o ponto de bifurcação da traqueia?
carina Começa directamente após a laringe e desce pela parte central e anterior do pescoço, para terminar no peito, por trás da parte superior do esterno, onde se divide para formar os dois brônquios principais. O ponto de bifurcação da traqueia denomina-se carina.
Qual é o nome dos ligamentos que encontramos entre os anéis traqueais?
A traquéia possui dois anéis, o primeiro e o último, bem peculiares, com características distintas dos demais. O primeiro anel traqueal é mais largo de todos, está conectado a cartilagem cricóide pelo ligamento cricotireóideo.
Qual a estrutura da traqueia?
- A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais. A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis, apresenta grande capacidade móvel e elástica, importante para acompanhar os movimentos dos pulmões. Essa parte recebe o nome de parede traqueal, ...
Quais são os efeitos da traqueia?
- Dependendo do tamanho do objeto inspirado ele pode viajar inferiormente até os brônquios, e obstruir completamente a respiração, resultando em morte caso uma ação não seja tomada imediatamente. Defeitos congênitos da traqueia incluem a agenesia traqueal e a fístula traqueoesofágica.
Por que a traqueia é revestida internamente?
- A traqueia apresenta-se revestida internamente por epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado. No seu interior, observa-se um muco que é formado pelas as secreções liberadas por glândulas seromucosas e células caliciformes encontradas nesse local. Esse muco é levado para a faringe por meio de batimentos ciliares, que atuam varrendo impurezas.
Qual o processo de desobstrução da traqueia?
- O processo de desobstrução da traqueia é chamado de traqueostomia, e pode ser recomendado, por exemplo, em casos de obstrução das vias aéreas superiores, na presença de tumor na garganta, em algumas cirurgias de cabeça e pescoço e edema, e devido a infecções ou queimaduras.