adplus-dvertising

Qual é a função da vitamina K?

Índice

Qual é a função da vitamina K?

Qual é a função da vitamina K?

Importante na ativação de proteínas que atuam na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no organismo, a vitamina K é um nutriente lipossolúvel que contribui para a saúde cardiovascular e dos ossos.

Qual os componentes da vitamina K?

A vitamina K é um micronutriente essencial que compreende compostos que contenham a estrutura 2-metil-1,4-nafitoquinona. Os vitâmeros da vitamina K são a filoquinona e o grupo das menaquinonas.

Qual é a função da vitamina Ke onde é encontrada?

A vitamina k1 é a encontrada naturalmente dos alimentos e é a responsável por ativar a coagulação, enquanto a vitamina k2 é produzida pela flora bacteriana e auxilia na formação dos ossos e na saúde dos vasos sanguíneos.

Qual a doença causada pela falta de vitamina K?

O principal sintoma da deficiência de vitamina K é o sangramento (hemorragia) sob a pele (que causa manchas negras), nasal, de uma ferida, do estômago ou do intestino. O sangramento no estômago, às vezes, provoca vômitos com sangue. É possível ver sangue na urina ou nas fezes, ou as fezes podem ter uma cor negra.

Qual o papel da vitamina K na Coagulacao?

No processo de coagulação sanguínea, a vitamina K participa como cofator no processo de ativação de aminoácidos que participam da biossíntese de fatores de coagulação sanguínea, como a protrombina.

Qual o papel da vitamina K no processo de hemostasia?

Função. O papel mais conhecido da vitamina K está relacionado com a sua ação no processo de coagulação sanguínea. Ela é fundamental para síntese hepática de proteínas envolvidas neste processo, como os fatores II (pró-trombina), VII, IX e X (fatores de coagulação) e as proteínas C, S e Z (inibidoras da coagulação).

Quais são as formas naturais da vitamina K?

  • Em 1939, as formas de ocorrência natural da vitamina foram isoladas da alfafa e da farinha de peixe podre. As formas naturais de vitamina K são a filoquinona ou vitamina K1 (2-metil-3-fitil-1,4-naftoquinona), encontradas em hortaliças e óleos vegetais, e as menaquinonas ou vitamina K2, maioritariamente sintetizadas por bactérias.

Qual a sua dose diária de vitamina K?

  • Mostarda-castanha (folhas cozidas): 593 mcg (494% da dose diária) Couve-galega (cozida, típica de Portugal): 407 mcg (339% da dose diária) Couve-de-bruxelas (cozida): 140 mcg (117% da dose diária) É interesse observar que alguns alimentos que se destacam pelo seu teor de vitamina K podem não ser os melhores para garantir a sua dose diária.

Quais são os alimentos mais ricos de vitamina K?

  • É interesse observar que alguns alimentos que se destacam pelo seu teor de vitamina K podem não ser os melhores para garantir a sua dose diária. A salsinha, por exemplo, é o alimento mais rico da lista, porém dificilmente alguém consumiria 100 gramas – na verdade, uma pitada pesa menos até do que 1 grama.

Qual é a vitamina K1?

  • Também conhecida como filoquinona, a vitamina K1 é uma das principais responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea. Isso porque ela contribui para a síntese de proteínas que asseguram a coagulação do sangue e de outras moléculas produzidas pelo fígado.

Postagens relacionadas: