adplus-dvertising

Como é chamado o exame de fezes e urina?

Índice

Como é chamado o exame de fezes e urina?

Como é chamado o exame de fezes e urina?

Saiba mais sobre a utilidade dos exames parasitológicos. Quem nunca passou por uma consulta médica e foi solicitado exames de fezes e urina? Os conhecidos exames parasitológicos são fundamentais para o diagnóstico de algumas doenças.

O que é o exame de EPF?

O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.

Como vem descrito o exame de fezes?

O exame de rotina de fezes compreende as análises macroscópicas, microscópicas e bioquímicas para a detecção precoce de sangramento gastrintestinal, distúrbios hepáticos e dos ductos biliares e síndromes de malabsorção. De igual valor diagnóstico são a detecção e identificação das bactérias patogênicas e parasitas.

Qual urina coletar para exame?

Colher de preferência a primeira urina da manhã. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar a contaminação. Realizar higiene das áreas genitais com água e sabão, para evitar contaminação, fazer a secagem destas áreas. Desprezar o primeiro jato de urina, colhendo-se o jato médio em diante.

Qual a diferença entre exame de urina e urocultura?

A urocultura é o exame de urina que identifica a bactéria causadora da infecção urinária. De modo mais simples, podemos dizer que o EAS nos mostra as consequências de uma possível infecção urinária, enquanto a urocultura é capaz apenas de identificar o germe que está causando a infecção.

O que é exame EPF 3?

Preparação do Paciente: Nesse exame o paciente irá coletar 3 amostras de fezes. Deve-se coletar uma amostra por dia, não havendo necessidade de serem coletadas em dias consecutivos. Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório.

Quais são as partes que compõem um EPF?

Exame protoparasitológico de fezes (EPF) O EPF tem como objetivo a identificação de ovos e larvas de helmintos, e oocistos, cistos e trofozoítos de protozoários. Pode ser dividido em 3 fases para melhor entendimento: fase pré-analítica, fase analítica e fase pós-analítica.

Como o exame de fezes pode ser solicitado?

  • Além disso, o exame de fezes pode ser também solicitado para investigar a causa de possíveis hemorragias no sistema digestivo e da diarreia em crianças, que normalmente está associada com infecção por vírus.

Qual a quantidade correta de fezes para o exame?

  • Qual a quantidade correta de fezes para o exame? É comum que haja dúvidas em relação a quantidade ideal na hora da coleta. Porém, é importante ressaltar que nem sempre o pote deve ser totalmente preenchido. Cada laboratório irá informar a quantia correta para o tipo de exame solicitado, normalmente indicando até duas colheres de sopa.

Como fazer o exame de fezes totais?

  • Por outro lado, para maior garantia dos resultados, o exame deve ser feito em pelo menos três amostras de fezes, coletadas em dias diferentes, visto que um resultado negativo em uma só amostra não garante a inexistência de vermes, haja vista que ela é só uma pequena parcela das fezes totais e que a infestação pode ser de pequena intensidade.

Qual o exame para sangue oculto nas fezes?

  • Nos casos positivos para sangue oculto nas fezes, geralmente é pedido o exame de colonoscopia Substâncias redutoras: o exame detecta a presença de gordura nas fezes, que pode alertar algum problema na digestão e no intestino que não absorve essa substância de forma correta.

Postagens relacionadas: