Como é chamado o distúrbio caracterizado pelo crescimento desorganizado de um tecido específico que resulta em células que variam de tamanho de forma e de aspecto que podem ser um foco de surgimento de câncer?
Índice
- Como é chamado o distúrbio caracterizado pelo crescimento desorganizado de um tecido específico que resulta em células que variam de tamanho de forma e de aspecto que podem ser um foco de surgimento de câncer?
- Quais são os sinais cardinais da resposta inflamatória Indique a alternativa mais correta e completa?
- Qual a diferença entre hiperplasia e metaplasia?
- Quando a célula sai do estado de homeostase ou ela modifica suas funções para se adaptar a essa situação de estresse ou quando esse dano é maior que a capacidade de adaptação da célula Desenvolve-se uma lesão analise as situações abaixo citadas e em seguida relacione corretamente essa?
- Qual é a definição mais apropriada para o câncer?
- O que é câncer e o que desencadeia seu desenvolvimento na célula?
- Quais são os sinais cardinais da resposta inflamatória?
- Quais são as características da resposta inflamatória localizada?
- O que representa a hiperplasia?
- Quais são os tipos de hiperplasia?
Como é chamado o distúrbio caracterizado pelo crescimento desorganizado de um tecido específico que resulta em células que variam de tamanho de forma e de aspecto que podem ser um foco de surgimento de câncer?
Hiperplasia: É o aumento no número de células (proliferação) em um tecido ou órgão [o qual também pode mostrar aumento de volume (= hipertrofia)], ou de parte do corpo.
Quais são os sinais cardinais da resposta inflamatória Indique a alternativa mais correta e completa?
Existem também cinco sinais clássicos do processo inflamatório, chamados de Sinais Cardinais. São eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função.
Qual a diferença entre hiperplasia e metaplasia?
Hiperplasia: caracteriza-se pelo aumento localizado e limitado das células de um tecido ou órgão do corpo; Metaplasia: também há a proliferação de forma localizada e limitada de células normais, entretanto, elas são diferentes daquelas do tecido original.
Quando a célula sai do estado de homeostase ou ela modifica suas funções para se adaptar a essa situação de estresse ou quando esse dano é maior que a capacidade de adaptação da célula Desenvolve-se uma lesão analise as situações abaixo citadas e em seguida relacione corretamente essa?
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
Qual é a definição mais apropriada para o câncer?
Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.
O que é câncer e o que desencadeia seu desenvolvimento na célula?
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
Quais são os sinais cardinais da resposta inflamatória?
Sinais Cardinais da Inflamação
- Tumor: edema;
- Calor e rubor: hiperemia arterial, alto fluxo sanguíneo;
- Dor: compressão de fibras nervosas e mediadores inflamatórios que as hipersensibilizam, estimulam;
- Perda de função.
Quais são as características da resposta inflamatória localizada?
Ao ocorrer o processo de inflamação no organismo podem ocorrer manifestações clínicas, ou seja, sintomas; os quais são: Calor: vasodilatação e aumento do metabolismo celular --> febre. Rubor: vasodilatação hiperemia --> aumento da circulação sanguínea. Tumor: vasodilatação extravasamento de fluído --> edema.
O que representa a hiperplasia?
A hiperplasia corresponde a um aumento do número de células em um órgão ou tecido, podendo resultar na formação de uma neoplasia benigna ou ainda no aumento do tamanho desse órgão. Em outros casos, a hiperplasia pode ser vista apenas no microscópio.
Quais são os tipos de hiperplasia?
A hiperplasia é uma condição que é caracterizada por um supercrescimento de células e que afeta tecidos e órgãos normais. Essa proliferação nas células pode progredir para o câncer. Os diferentes tipos desta condição são endometrial, adrenal, paratireóide e prostática.