adplus-dvertising

O que Judith Butler defende?

Índice

O que Judith Butler defende?

O que Judith Butler defende?

Para Butler, a teoria feminista que defende a identidade dada pelo gênero e não pelo pelo sexo escondia a aproximação entre gênero e essência, entre gênero e substância. ... Foi em função dessa questão que ela discutiu (ou desconstruiu) várias das teorias feministas sobre gênero.

O que a filósofa Judith Butler sustenta em sua teoria da Perfomatividade?

A teoria da performatividade de gênero busca entender a formação de gênero e subsidiar a ideia de que a expressão de gênero é um direito e uma liberdade fundamentais. Não é uma "ideologia".

O que é sexualidade para Judith Butler?

A sexualidade é capturada por uma mecânica de normalização cuja norma parte da crença da materialidade irredutível e primeira do sexo. Através desta leitura de Foucault podemos colocar que as identidades de gênero são efeitos da atuação do saber que é também, na leitura de Foucault, instrumento de poder.

Como a filósofa Judith Butler entende a ideia de sujeito?

Não existe para Butler um agente que anteceda a própria ação. Não existe um sujeito antes do assujeitamento. O que existe é um sujeito que se faz na ação. Daí porque para Butler, gênero, além de efeito, é ação, gênero é fazer, conforme define Butler (2015, p.

Quais os principais pontos da filosofia de Judith Butler?

Seu tema central é a caracterização da identidade de sexo e de gênero como performativa. Retomando a questão dos modos pelos quais a identidade, sobretudo a de gênero/sexual, é construída no e pelo discurso, Butler postula um sujeito como sempre em processo, que se constrói no discurso pelos atos que executa.

Como a filósofa Judith Butler critica a ideia de heteronormatividade?

Butler considera que os gêneros masculino e feminino, são uma estrutura binária de gênero dominada de maneira sutil, que não se percebe tal poder, criando assim uma matriz heterossexual, taxando o sujeito de acordo com sua genitália.

O que é queer gênero?

Agênero — Não se identifica ou não se sente pertencente aos gêneros masculino e feminino. Gênero fluido — Identifica-se com o gênero masculino e feminino de modo inconstante, transitando entre as identidades. ... Queer — Designa pessoas que não seguem o modelo de heterossexualidade ou do binarismo de gênero.

O que é gênero para Foucault?

O gênero é uma das referências recorrentes pelas quais o poder político tem sido concebido, legitimado e criticado. ... No primeiro volume da História da sexualidade, Foucault defende a tese de que a sexualidade é totalmente construída na cultura de acordo com os objetivos políticos da classe dominante.

O que é a teoria da performatividade?

Performatividade é um conceito que pode ser pensado como uma linguagem que funciona como uma forma de ação social e tem o efeito de mudança. ... Essa visão da performatividade inverte a ideia de que a identidade de uma pessoa é a fonte de suas ações secundárias (fala, gestos).

O que se entende por identidade de gênero?

Como o próprio nome indica, identidade de gênero diz respeito ao gênero com o qual uma pessoa se identifica. É independente do sexo (ou seja, das características biológicas), está relacionada a identificação de uma pessoa com o gênero masculino ou feminino. ... Essa identificação é o que chama-se de identidade de gênero.

Postagens relacionadas: