Onde fica o complexo de Golgi?
Índice
- Onde fica o complexo de Golgi?
- Como é reconhecida a face de entrada e a face de saída do complexo de Golgi?
- Qual é a origem do complexo de Golgi?
- Como é a morfologia do complexo de Golgi?
- Qual a relação entre o complexo de Golgi e os lisossomos?
- Como é o processo de glicosilação?
- Quais as modificações que as moléculas podem sofrer dentro do complexo de Golgi?
- Qual a relação entre RER rel e complexo de Golgi?
Onde fica o complexo de Golgi?
Localizado entre a membrana plasmática e o retículo endoplasmático, o complexo golgiense é composto por estruturas chamadas de dictiossomos. São dobras que consistem em pequenos sacos achatados e enfileirados uns sobre os outros denominados cisternas.
Como é reconhecida a face de entrada e a face de saída do complexo de Golgi?
A face cis é a porta de entrada no complexo. A face trans, também chamada de região de maturação, é o local onde são liberadas as vesículas de secreção e caracteriza-se por possuir membranas bastante parecidas com a membrana plasmática.
Qual é a origem do complexo de Golgi?
O complexo de Golgi tem origem no retículo endoplasmático de quem recebe membranas e substâncias para maturação através da face CIS, sendo responsável especialmente pela glicosilação terminal de suas secreções.
Como é a morfologia do complexo de Golgi?
O Complexo de Golgi é composto de estruturas chamadas dictiossomas. Cada uma dessas estruturas é constituída por dobras de membrana que formam pequenos sacos achatados e empilhados chamados cisternas. As cisternas possuem duas faces: cis e trans. A face trans é côncava e direcionada para a membrana plasmática.
Qual a relação entre o complexo de Golgi e os lisossomos?
Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.
Como é o processo de glicosilação?
A glicosilação - adição de resíduos de açúcar a uma proteína - no retículo endoplasmático granuloso é mediada por enzimas presentes no lúmen reticular e ocorre de forma co-traducional, ou seja, durante a síntese da proteína pelos ribossomos aderidos à membrana reticular.
Quais as modificações que as moléculas podem sofrer dentro do complexo de Golgi?
À medida que as proteínas passam pelo complexo de Golgi, as enzimas alteram o tamanho e a forma das proteínas na vesícula, adicionando ou removendo partes de uma proteína. Essas enzimas são capazes de converter proteínas em outras moléculas importantes para a saúde, como a insulina.
Qual a relação entre RER rel e complexo de Golgi?
O retículo endoplasmático rugoso, produz proteínas, pois possuem ribossomos encrustados neles; o complexo de golgi, armazena essa proteínas e dá origem aos lisossomos (que possuem enzimas digestivas - proteinas - para a digestão celular).