O que pode dar vertigem?

O que pode dar vertigem?
Na maioria das vezes, a vertigem é causada por doenças relacionadas ao ouvido, chamadas de síndromes vestibulares periféricas, ou popularmente labirintites, que incluem doenças como vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, doença de Ménière e intoxicação por remédios, por exemplo.
O que fazer para prevenir as vertigens?
Durante uma crise de tontura ou vertigem o que se deve fazer é manter os olhos abertos e olhar fixamente num ponto parado à frente. Essa é uma excelente estratégia para combater tonturas ou vertigens em poucos minutos.
Como evitar a crise de vertigens?
- Evite mexer-se. Caso seja assaltado por uma crise aguda de vertigens, o ideal é que permaneça em repouso, pois os seus movimentos corporais e os gestos que fizer com a cabeça podem piorar a situação e desencadear outros sintomas, como alertam os especialistas. Mantenha-se calma e longe de situações stressantes ou que lhe causem ansiedade.
Quem pode fazer o tratamento de vertigem?
- O ideal é que esse tratamento seja feito por um profissional como o fisioterapeuta ou fonoaudiólogo, porque esses profissionais estão habilitados para realizar esse tipo de tratamento. O clínico geral, o neurologista ou o otorrinolaringologista podem indicar a toma de remédios para vertigem, de acordo com a sua causa.
Qual o tipo de vertigem?
- Vertigem é um distúrbio do equilíbrio. É o tipo mais frequente de tontura e também pode ser chamada de zonzeira. Pessoas que apresentam vertigem têm sintomas, como “visão dupla”, olhos embaçados e fraqueza. Na vertigem, há uma ilusão de que o corpo e/ou o ambiente estão em movimento, principalmente em sentido rotatório, ou seja, girando.
Como se manifesta a vertigem posicional?
- Manifesta-se por episódios recorrentes de sensação de rotação, com duração de segundos, associados ou não a náuseas. É um tipo de vertigem posicional, causada por alterações da posição da cabeça, por exemplo, ao levantar e deitar na cama ou pela hiperextensão do pescoço. Não surgem outros sintomas como perda de audição ou acufenos.