O que é publicidade enganosa e abusiva?
Índice
- O que é publicidade enganosa e abusiva?
- Qual a diferença da publicidade enganosa para a publicidade abusiva?
- O que diz o artigo 66 do Código do consumidor?
- Qual a finalidade da propaganda enganosa?
- Por que o consumidor se sente enganado com propagandas enganosas?
- Qual a origem da publicidade enganosa?
- Qual o procedimento a ser tomado na publicidade enganosa?

O que é publicidade enganosa e abusiva?
Rafael afirmou que "o CDC no Capítulo V na Seção III diz que a propaganda enganosa é aquela que informa condições erradas ou omite certos detalhes do produto, já a propaganda abusiva é aquela que fere e atinge determinadas classes, meche com o imaginário e desmoraliza certos setores".
Qual a diferença da publicidade enganosa para a publicidade abusiva?
Já, uma publicidade é abusiva se gerar discriminação, provocar violência, explorar medo ou superstição, aproveitar-se da falta de experiência da criança, desrespeitar valores ambientais induzir a um comportamento prejudicial à saúde e à segurança. ...
O que diz o artigo 66 do Código do consumidor?
Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.
Qual a finalidade da propaganda enganosa?
- Segundo o CDC, a propaganda enganosa abrange aspectos como “características, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos ou serviços”. Por isso, é importante estar atento no momento de fazer a divulgação: a mercadoria deve cumprir o que foi prometido no anúncio.
Por que o consumidor se sente enganado com propagandas enganosas?
- Muitas vezes o consumidor se sente enganado com propagandas em que o divulgado parece muito mais interessante do que é na realidade. Mas em todas as situações isso é considerado propaganda enganosa? Entenda as diferenças das publicidades descritas como enganosas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e saiba o que fazer em cada caso.
Qual a origem da publicidade enganosa?
- Conforme o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a publicidade enganosa é aquela que induz o consumidor ao erro, seja por veicular informações falsas ou até por omitir dados relevantes. Quando o assunto é comércio online, a publicidade enganosa está entre as principais causas de insatisfação dos clientes.
Qual o procedimento a ser tomado na publicidade enganosa?
- Por exemplo, quando um canal de TV anuncia diversos produtos, mas não informa sobre a forma de pagamento ou condições - dados que também são essenciais sobre o produto na hora da compra. Neste caso, o procedimento a ser tomado será o mesmo que o descrito na publicidade enganosa.