Como é feito o controle da micção?
Índice
- Como é feito o controle da micção?
- Quem controla a micção?
- O que é micção em dois tempos?
- Qual é o músculo responsável por contrair na hora da micção?
- Como é feito o controle neurológico da bexiga?
- Qual é a relação da perda do controle da micção e o sistema nervoso?
- Qual sistema nervoso está atuando no momento da micção?
- O que é distúrbio de micção?
- O que é micção na urina?
- Como tratar micção frequente?
- Por que os recém-nascidos não têm controle voluntário da micção?
- Como é feito o controle da micção?
- Qual é o caso de micção noturna?
Como é feito o controle da micção?
A micção é controlada pelo sistema nervoso, que possui vários pontos envolvidos na coordenação dos órgãos do sistema urinário. Estes diferentes núcleos localizam-se no cérebro e medula espinhal e estão conectados entre si e com os diferentes órgãos do sistema urinário.
Quem controla a micção?
A micção é coordenada em nível do tronco encefálico, especificamente na substância pontino- mesencefálica, denominado centro pontino da micção (CPM), que é a via final comum para motoneurônios da bexiga, localizados na medula espinhal (Figura 1).
O que é micção em dois tempos?
Mais tarde pode mesmo surgir micção em dois tempos, quando o doente urina, aguarda uns instantes e volta a urinar numa quantidade significativa. Esta patologia, a HBP, é progressiva e tende a piorar ao longo do tempo.
Qual é o músculo responsável por contrair na hora da micção?
Quando se decide urinar, o músculo do esfíncter relaxa e deixa que a urina flua pela uretra, ao mesmo tempo em que os músculos da bexiga se contraem para expulsar a urina para o exterior.
Como é feito o controle neurológico da bexiga?
De forma sucinta, poderíamos dizer que o controle neurológico da micção se dá por meio de três alças (Fi- gura 3): primeira, denominada alça I, entre o córtex e a ponte, inibitória na maior parte do tempo, que garante relaxamento vesical durante armazenamento de urina e controle voluntário da micção a segunda, ...
Qual é a relação da perda do controle da micção e o sistema nervoso?
Em condições de estresse, medo, com ação do sistema nervoso simpático a bexiga não contrai (para evitar esvaziamento) e com isso, o individuo pode ficar horas sem urinar, aumentando o PH da bexiga, e podendo desenvolver outros problemas, como infecções urinárias, por exemplo.
Qual sistema nervoso está atuando no momento da micção?
O sistema nervoso central inibe a micção até o momento apropriado e coordena e facilita as mensagens enviadas pelo trato urinário inferior para iniciar e completar a micção. O sistema nervoso simpático contrai o esfíncter de músculo liso.
O que é distúrbio de micção?
Distúrbios da Micção em Mulheres Mulheres de todas as idades podem apresentar diferentes formas de distúrbios da micção. O problema mais comum é a incontinência urinária (perda involuntária de urina), que pode ter diversas causas.
O que é micção na urina?
A micção frequente significa urinar mais do que o usual. Já a micção urgente é a vontade súbita que você sente de urinar, geralmente associada a um desconforto na bexiga. A necessidade frequente de urinar durante a noite é chamada de noctúria.
Como tratar micção frequente?
Tratamento de micção excessiva ou frequente Em alguns casos, as pessoas podem reduzir a micção excessiva pela diminuição da ingestão de café ou álcool. Pessoas incomodadas por terem que levantar à noite para urinar (noctúria), podem precisar reduzir o consumo de líquidos antes de dormir.
Por que os recém-nascidos não têm controle voluntário da micção?
- Os recém-nascidos ainda não têm o sistema nervoso completamente desenvolvido e, por isto, não têm ainda o controle voluntário da micção. Por esta razão urinam de forma reflexa ou seja, cada vez que a bexiga se enche ela se contrai, o esfíncter relaxa e ela se esvazia.
Como é feito o controle da micção?
- Como podemos notar, todo o controle das duas fases da micção é realizado pelo sistema nervoso a partir do cérebro através da medula espinhal e posteriormente através dos nervos que vão para a bexiga. Por esta razão, as doenças neurológicas geralmente afetam a micção.
Qual é o caso de micção noturna?
- Um caso específico a ser analisado é a micção noturna (noctúria), que afeta mais de 86% dos homens com mais de 50 anos de idade. Como regra, isso não deve ocorrer em homens e mulheres jovens, mas em homens idosos é considerado normal desde que o número de micções não exceda 2 (ou 3) vezes por 8 horas de sono.