Quais são os elementos que fazem ligação covalente?
Índice
- Quais são os elementos que fazem ligação covalente?
- Como é chamado o conjunto de átomos que se formam a partir da ligação covalente *?
- Quais as formas de representar a ligação covalente comum?
- Como fazer uma ligação covalente?
- O que é ligação covalente Cite exemplos?
- Qual a ligação mais fraca?
- Qual a diferença entre ligação covalente normal e ligação covalente coordenada?
- Como ocorre uma ligação covalente Cite dois exemplos?
- Como posso identificar uma ligação molecular?
- Quais os elementos químicos que participam de ligações covalentes?
- Qual a ligação covalente entre os átomos?
- Como podemos classificar uma ligação covalente?
- Que tipo de ligação pode ocorrer entre átomos?
Quais são os elementos que fazem ligação covalente?
Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.
Como é chamado o conjunto de átomos que se formam a partir da ligação covalente *?
Esse tipo de ligação química é denominado também de ligação molecular, porque ao compartilharem os pares de elétrons, formam-se conjuntos de átomos ligados isolados e de grandeza limitada, que são chamados de moléculas.
Quais as formas de representar a ligação covalente comum?
Existem alguns tipos diferentes de ligações covalentes, que serão detalhadas a seguir, utilizando-se a representação eletrônica de Lewis para facilitar o entendimento:
- Ligação covalente simples.
- Ligação covalente dupla.
- Ligação covalente tripla.
- Ligação covalente coordenada ou dativa.
Como fazer uma ligação covalente?
Como na ligação covalente todos os átomos envolvidos apresentam a tendência de receber elétrons, obrigatoriamente, haverá entre eles um compartilhamento dos elétrons presentes na camada de valência (nível mais distante do núcleo).
O que é ligação covalente Cite exemplos?
Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
Qual a ligação mais fraca?
Por exemplo, as ligações covalentes fortes mantêm juntos os blocos de construção química que formam uma cadeia de DNA. As ligações de hidrogênio mais fracas, por outro lado, mantêm unidas as duas cadeias da dupla hélice do DNA.
Qual a diferença entre ligação covalente normal e ligação covalente coordenada?
Essa ligação também ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons, porém, a diferença é que, na ligação covalente normal, os elétrons são provenientes dos átomos dos dois elementos, já na ligação covalente dativa, os elétrons são provenientes somente de um dos átomos.
Como ocorre uma ligação covalente Cite dois exemplos?
Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
Como posso identificar uma ligação molecular?
As ligações covalentes, também denominadas ligações moleculares ou homopolares, são aquelas que ocorrem entre átomos de elementos eletronegativos, ou seja, com tendência de receber elétrons, estabelecendo uma ligação de compartilhamento de elétrons das suas camadas de valência.
Quais os elementos químicos que participam de ligações covalentes?
- Os principais elementos químicos que participam de ligações covalentes são os ametaise semimetais: Hidrogênio, Boro, Carbono, Silício, Germânio, Nitrogênio, Fósforo, Arsênio, Antimônio, Oxigênio, Enxofre, Selênio, Telúrio, Polônio, Flúor, Cloro, Bromo, Iodoe Astato.
Qual a ligação covalente entre os átomos?
- Ligação O2. (Foto: Educa Mais Brasil) Ligação covalente tripla. Segue os preceitos das ligações anteriores e os átomos dividem três elétrons de cada elemento, buscando a estabilidade. No exemplo do gás nitrogênio (N2) há o compartilhamento de três elétrons de cada átomo de nitrogênio entre si: Ligação N2.
Como podemos classificar uma ligação covalente?
- Além disso, uma ligação covalente pode ser classificada de diversas formas. Assim, temos as ligações simples, duplas, triplas, coordenativa ou dativa. Vale lembrar que as ligações entre átomos eletronegativos ocorrem para que os elementos químicos se tornem estáveis. Assim, os átomos compartilham elétron e não há a transferência entre si.
Que tipo de ligação pode ocorrer entre átomos?
- Esse tipo de ligação pode ocorrer entre átomos diferentes, como no exemplo do HCl, ou entre átomos de um mesmo elemento, como os exemplos abaixo. Ao analisá-los, observe que essa maneira de representar a ligação, em que se representam os elétrons da camada eletrônica por bolinhas ou “x”, é conhecida como fórmula eletrônica de Lewis.