adplus-dvertising

O que pode causar a LER?

Índice

O que pode causar a LER?

O que pode causar a LER?

Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Como acontece a LER?

A LER é uma lesão relacionada com a atividade da pessoa, e em alguns casos pode ser entendida como uma doença ocupacional, e ocorre sempre que houver incompatibilidade entre os requisitos físicos da atividade ou tarefa e a capacidade física do corpo humano.

Quais os dois tipos de LER?

Alguns dos principais tipos de lesões por esforços repetitivos são:

  • Síndrome do Túnel do Carpo.
  • Tendinites dos Extensores dos Dedos.
  • Tenossinovite dos Flexores dos Dedos.
  • Tenossinovite Estenosante (Dedo em Gatilho)
  • Epicondilite Lateral.
  • Doença de Quervain.

São fatores causais da DORT?

Os fatores ocupacionais que contribuem para o surgimento das LER e DORT são: movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso, móveis e equipamentos incômodos, postura inadequada, falta de tempo para ir ao banheiro, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e exposição a vibrações.

O que é LER quais as consequências e como evitar?

As lesões por esforço repetitivo, ou LER, são consequências de tarefas contínuas ou posturas forçadas por longo período, provocando dor. Essas lesões fazem parte dos distúrbios de DORT e afetam a realização de atividades funcionais simples.

Quais são as doenças de LER?

Sendo assim, LER não é uma doença, mas um grupo de distúrbios que acometem esse sistema. Dentre as doenças que fazem parte deste grupo, podemos citar: bursite, síndrome do túnel do carpo, tendinite, tenossinovite, epicondilite, dedo em gatilho, mialgias, síndrome do pronador redondo, dentre outras.

Quais são as LER?

Pouco conhecida no Brasil até os anos 70, as LER - Lesões por Esforço Repetitivo, são doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões.

O que significa a palavra Dort?

Também conhecidas como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), as lesões por esforços repetitivos (LER) são desgastes musculares causados pela repetição intensa do mesmo movimento e atingem diversos setores de trabalho.

Quais os são os fatores biomecânicos contributivos dos DORT?

A soma dos dois forma o paradigma biomecânico, que busca correlacionar as lesões a quatro fatores: carga de trabalho, esforço repetitivo, posturas inadequadas e vibração. Quanto mais fatores estiverem presentes na tarefa desempenhada, mais riscos existem de desenvolver a doença.

Quais são as causas da ler?

  • A LER abrange um grupo de doenças que atinge principalmente os músculos, nervos e tendões, provocando irritações e inflamações em razão da sobrecarga do sistema musculoesquelético. Várias são as causas que levam uma pessoa a apresentar LER, entre elas podemos citar: * Repetitividade de movimentos;

Quais são os sintomas de ler?

  • Sintomas Os principais sintomas de LER são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

Por que o ler é uma doença?

  • Sendo assim, LER não é uma doença, mas um grupo de distúrbios que acometem esse sistema. Dentre as doenças que fazem parte deste grupo, podemos citar: bursite, síndrome do túnel do carpo, tendinite, tenossinovite, epicondilite, dedo em gatilho, mialgias, síndrome do pronador redondo, dentre outras.

Como é feito o tratamento para a ler?

  • O tratamento para a LER é feito com anti-inflamatórios e uma equipe interdisciplinar que envolve médico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e acupunturista.

Postagens relacionadas: