Quem pode ser preposto em uma ação trabalhista?
Índice
- Quem pode ser preposto em uma ação trabalhista?
- O que um preposto não pode fazer?
- Quem pode ser preposto na audiência na Justiça do Trabalho após a reforma trabalhista?
- Quais os requisitos para ser preposto?
- Como deve se comportar um preposto?
- Qual o papel do preposto na audiência?
- Qual o papel do empregador na audiência?
- Qual a finalidade da audiência inicial?
- Qual o papel do preposto no processo trabalhista?
Quem pode ser preposto em uma ação trabalhista?
À luz da modernização trabalhista, poderá o preposto ser empregado, mas também o contador da empresa ou outra pessoa sem vínculo laboral com o reclamado, que tenha conhecimento dos fatos.
O que um preposto não pode fazer?
Preposto pode mentir (testemunhas nunca); Nunca pode falar que não sabe sobre alguma coisa que foi perguntada. Se não souber o que falar, deve responder o que achar que será menos gravoso à empresa. Exemplo: O juiz pergunta “que horas o reclamante começava a trabalhar?”.
Quem pode ser preposto na audiência na Justiça do Trabalho após a reforma trabalhista?
843 da CLT prevê que o empregador, para as audiências realizadas perante a Justiça de Trabalho, pode fazer-se substituir pelo gerente ou qualquer outro preposto, desde que aquele tenha conhecimento dos fatos.
Quais os requisitos para ser preposto?
O § 1º do artigo 843 da CLT é claro em destacar que não é qualquer pessoa que pode ser considerada como preposto (representante da empresa). A única condição exigida atualmente é que tenha conhecimento dos fatos, o que é muito diferente de conhecer as atividades da ré, como fundamentou a magistrada na referida decisão.
Como deve se comportar um preposto?
É imprescindível que o preposto conheça dos fatos, do que está sendo pedido pelo reclamante e principalmente, do que está sendo alegado na defesa, para que seu depoimento não seja contrário às alegações da peça contestatória, pois se a defesa (escrita) diz que o reclamante não fazia horas extras e o preposto titubear ...
Qual o papel do preposto na audiência?
- Isso significa que, se o Preposto não estiver presente ou não for capaz de fornecer todas as informações necessárias durante o caso, o juiz pode dar razão à outra parte automaticamente, gerando prejuízos para a empresa. Qual o seu papel na audiência?
Qual o papel do empregador na audiência?
- Ele exerce um papel importante substituindo o empregador na audiência, por isso, deve ter conhecimento dos fatos que são discutidos no processo, atuando como se fosse o próprio empregador. Em audiência, prestará os depoimentos necessários a fim de responder às dúvidas do juiz, sempre se posicionando a favor do empregador.
Qual a finalidade da audiência inicial?
- Como na maioria das vezes a audiência inicial tem por finalidade apenas a tentativa de acordo, caso o juiz decida ouvir as partes, o advogado da empresa (principalmente) sabendo que o preposto - sem conhecimento dos fatos - foi indicado só para "cumprir tabela", fecha o olho e pensa "o gato subiu no telhado", hoje eu "queijo de soja japonês".
Qual o papel do preposto no processo trabalhista?
- O Preposto é essencial no processo trabalhista, atuando em favor do empregador, não somente nas audiências, mas também no processo como um todo, desde a preparação da defesa e documentos, apoio na escolha de testemunhas e demais informações essenciais ao advogado para a condução da defesa e audiência.