Como se aplica o soro antiofídico?
Índice
- Como se aplica o soro antiofídico?
- Como é feito o soro?
- Qual o soro indicado para os pacientes vítimas de picada de cobra jararaca e como é definido a dosagem?
- Qual o tempo para tomar o soro antiofídico?
- Como aplicar soro antiofídico em animais?
- Como é feito e como age o soro antiofídico?
- Como é produzido o soro antiescorpiônico?
- O que é feito o soro fisiológico?
- Qual a quantidade de soro antiofídico?
- Quais são as reações adversas do soro antiofídico?
- Quando o soro já está pronto?
- Quanto tempo dura o processo de preparação do soro?
- Como é feita a extração do soro?
Como se aplica o soro antiofídico?
Recomenda-se em: Casos benignos: Aplicar 1 frasco pela via subcutânea do produto já reconstituído. Casos graves: Aplicar 3 frascos ou mais, do produto já reconstituído, pela via subcutânea ou intramuscular ou endovenosa a critério do médico veterinário.
Como é feito o soro?
Sua produção envolve a imunização de cavalos com antígenos produzidos a partir de venenos, toxinas ou vírus, a obtenção de diferentes tipos de plasma, que são submetidos a processamento industrial de purificação e formulação, resultando em produtos de alta qualidade, segurança e eficácia.
Qual o soro indicado para os pacientes vítimas de picada de cobra jararaca e como é definido a dosagem?
Os soros comumente aplicados após a picada de cobra são os seguintes:
- cobra desconhecida = soro anti-ofídico (polivalente);
- jararaca = soro anti-botrópico ou soro anti-ofídico (polivalente);
- cascavel = soro anti-crotálico ou soro anti-ofídico (polivalente);
Qual o tempo para tomar o soro antiofídico?
Cunha esclareceu que quanto maior a demora na aplicação do soro antiofídico, mais efeitos do veneno e prejuízos à saúde irão acontecer. “Ou seja, em 10 horas de espera para receber a medição, uma série de danos vai ocorrendo nesse tempo.
Como aplicar soro antiofídico em animais?
TRATAMENTO DE ANIMAIS DE PEQUENO PORTE
- Desprezar até 30ml do diluente da seringa;
- Utilizar o restante do diluente (água bidestilada) e reconstituir o Soro contido no frasco.
- Agitar bem, retirar a totalidade do conteúdo do frasco e aplicar no animal todo este líquido.
Como é feito e como age o soro antiofídico?
O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) .
Como é produzido o soro antiescorpiônico?
O soro antiescorpiônico é obtido a partir do plasma de equinos hiperimunizados, com veneno de escorpiões Tityus serrulatus. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: INTRAVENOSA.
O que é feito o soro fisiológico?
Assim o soro fisiológico é uma solução na qual o soluto é o cloreto de sódio, cuja fórmula química é NaCl e que não é mais do que o sal de uso alimentar, e o solvente é a água destilada.
Qual a quantidade de soro antiofídico?
Casos médios: 01 (um) frasco reconstituído contendo 50mL por via subcutânea e outro frasco de 50mL reconstituído por via endovenosa em uma única dose. Casos graves: 01 (um) frasco reconstituído contendo 50mL por via subcutânea e 03 frascos de 50mL reconstituído por via endovenosa em uma única dose.
Quais são as reações adversas do soro antiofídico?
- Assim como qualquer medicamento, o soro antiofídico pode desencadear reações adversas após a aplicação. É comum o relato de coceira e vermelhidão na pele, vômitos, tosse e crise de asma. Apesar de pouco frequente, pode ocorrer choque anafilático, a forma mais grave de reação de hipersensibilidade.
Quando o soro já está pronto?
- Aí o soro já está pronto. Quando uma pessoa é picada por um cobra peçonhenta, precisa receber a substância salvadora o mais rápido possível. No organismo da vítima, os anticorpos do soro se misturam com o veneno, neutralizando sua ação pouco a pouco.
Quanto tempo dura o processo de preparação do soro?
- Este processo é repetido novamente até que os níveis de anticorpos sejam suficientes. Ao final do processo, após a preparação, o soro passa por testes químicos e biológicos até ser considerado apto para o uso humano. Este processo dura em torno de seis meses.
Como é feita a extração do soro?
- As cobras utilizadas para a extração do soro são doadas ao Instituto e mantidas em cativeiro. Para produzir o soro, o veneno é injetado em cavalos, em doses que não prejudicam o animal, mas fazem com que ele produza anticorpos, que combatem o veneno. Esses anticorpos são encontrados no seu sangue, que é extraído depois de algumas semanas.