Como é aplicada a poliomielite?
Como é aplicada a poliomielite?
Vacina Inativada Poliomielite (VIP) é uma vacina aplicada de forma intramuscular que contém amostras “mortas” desse vírus. A vacinação VIP também está incluída na caderneta de vacina e é indicada para gestantes, pessoas que possuem a imunidade baixa e quem pretende viajar para o exterior.
Quem deve tomar a vacina da poliomielite?
A vacina é indicada para prevenir contra a poliomielite causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. O Programa Nacional de Imunização - PNI, recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade, como doses do esquema básico.
Como foi desenvolvida a vacina da poliomielite?
Vacina eficaz Até que, em 1953, o cientista americano Jonas Salk conseguiu criar uma vacina a partir de cepas inativadas do vírus causador da infecção, o poliovírus. As cepas foram inativadas por meio da aplicação de formaldeído em culturas do vírus desenvolvidas em células de rim de macaco.
Quantas doses de poliomielite?
O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.
Qual a origem da poliomielite?
A poliomielite foi reconhecida pela primeira vez como uma condição distinta por Jakob Heine, em 1840. Seu agente causador, o poliovírus, foi identificado em 1908 por Karl Landsteiner.
Quantos mL poliomielite?
Vacina oral contra poliomielite (Blau) (gotas): frasco com 0,1 mL (1 dose); 1 mL (10 doses) ou 2 mL (20 doses).
Qual a dosagem da vacina poliomielite?
O esquema básico da vacina poliomielite 1, 2, e 3 (atenuada) corresponde a três doses, com intervalo de 60 dias entre as mesmas. O intervalo mínimo é de 30 dias. Cada dose corresponde a 02 (duas) gotas. É recomendável a administração de no mínimo 01 (uma) dose de reforço um ano após a 3ª dose.