Como é a visão de quem tem catarata?
Índice
- Como é a visão de quem tem catarata?
- O que fazer para melhorar a catarata?
- O que causa a catarata precoce?
- Como a catarata pode cegar?
- Qual é o colirio para catarata?
- O que é catarata precoce?
- Qual a idade para ter catarata?
- O que acontece se não operar a catarata?
- Por que a catarata prejudica a visão?
- Por que a catarata afeta a visão?
- Como a cirurgia de catarata melhora a visão?
- Quais são os sintomas da catarata?
Como é a visão de quem tem catarata?
Os seguintes sintomas são característicos da catarata:
- Diminuição da acuidade visual: dificuldade de enxergar;
- Visão embaçada/nublada/esfumaçada/confusa/turva;
- Visão dupla;
- Dificuldade para ler, dirigir e andar;
- Sensibilidade à luz;
- Alteração da percepção de cores;
- Mudanças frequentes no grau dos óculos;
O que fazer para melhorar a catarata?
O único tratamento capaz de curar a catarata é a cirurgia em que o cristalino afetado é retirado e é inserida uma lente artificial no lugar.
O que causa a catarata precoce?
A catarata precoce geralmente ocorre em pessoas com histórico na família e com lesões na região. Mesmo os atos de fumar, de não controlar a diabetes ou de se expor ao sol sem lentes de proteção podem favorecer o desenvolvimento desse problema.
Como a catarata pode cegar?
Como a catarata atinge essa estrutura dos olhos, tornando-o opaco, a luz não consegue atingir a retina em quantidades suficientes para a boa visão. Consequentemente, há uma perda gradual da acuidade visual e, tardiamente, a perda da visão pode ser total. Portanto, sim, a catarata pode causar cegueira.
Qual é o colirio para catarata?
De acordo com as orientações da bula, o colírio Clarvisol é indicado para evitar a progressão da catarata. Também pode ser prescrito no pós-operatório de cirurgias extracapsulares — condição em que ainda ficam resíduos do cristalino após o procedimento cirúrgico.
O que é catarata precoce?
Apesar de ser mais comum em idosos, pessoas mais jovens podem ter catarata precoce. A catarata é uma opacidade do cristalino, lente natural do olho, que perde a sua transparência de forma progressiva devido ao envelhecimento dos olhos.
Qual a idade para ter catarata?
A catarata senil ou da idade, normalmente, desenvolve-se depois dos 65 anos, apresentando uma evolução lenta e é bilateral. Por este motivo é muitas vezes conhecida como a "catarata no idoso". Se, eventualmente, o doente padecer de diabetes a catarata pode desenvolver-se de forma mais rápida.
O que acontece se não operar a catarata?
Não realizar a cirurgia de catarata leva à cegueira e também a vários problemas e riscos no cotidiano. Além de tudo, o globo ocular pode ser afetado em vários outros sentidos, sendo necessário recorrer a esse procedimento assim que o médico fizer a indicação.
Por que a catarata prejudica a visão?
- A catarata é uma doença progressiva que causa a opacificação do cristalino. O cristalino é a lente natural do olho e deve ser transparente para que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina (onde se forma a imagem). Assim, a presença da catarata prejudica a visão, pois dificulta a entrada de luz no olho.
Por que a catarata afeta a visão?
- A catarata é uma doença que não causa dor e que afeta o cristalino do olho, levando à perda progressiva da visão. Isto acontece porque o cristalino, que é uma estrutura transparente que se localiza atrás da pupila, funciona como uma lente e está relacionado com o foco e a leitura.
Como a cirurgia de catarata melhora a visão?
- A cirurgia de catarata melhora a visão de 95% dos pacientes que a fazem. Em pacientes em que o cristalino é substituído por via intra-ocular, 90% têm visão muito nítida. Em algumas pessoas que fazem cirurgia extracapsular, parte da cápsula do cristalino fica eventualmente nublada, causando uma condição chamada Síndrome Pós-Catarata.
Quais são os sintomas da catarata?
- Os principais sintomas da catarata são: 1 Diminuição da visão; 2 Visão embaçada; 3 Aumento da sensibilidade à luz; 4 Alteração da visão das cores; 5 Alteração da cor do olho. More ...