adplus-dvertising

Como usar amperímetro e voltímetro?

Índice

Como usar amperímetro e voltímetro?

Como usar amperímetro e voltímetro?

Para medir tensão com um alicate amperímetro, conecte as pontas de prova nos bornes comum e no da tensão (geralmente com a letra V, significando Volts). Coloque a chave seletora na posição da tensão que você irá medir, seja alternada ou contínua e na escala dessa tensão.

Como se utiliza o voltímetro?

Ajuste o dispositivo para medir tensão. Para testar a voltagem de um circuito AC (corrente alternada), ajuste o botão para V~, ACV ou VAC. A maioria dos circuitos domésticos geralmente é de corrente alternada. Para testar a voltagem de um circuito DC (corrente contínua), escolha V–, V---, DCV ou VDC.

Como devemos utilizar o amperímetro?

Confira o passo a passo de como usar o amperímetro: Isole o fio o qual será medido a corrente elétrica – deve ser apenas um, se você tentar medir dois ao mesmo tempo o resultado não estará correto. Abra as pinças do alicate e coloque no fio escolhido. Atenção: a medição é sempre feita em série, nunca em paralelo.

Qual a função do amperímetro e voltímetro?

Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; Amperímetro: instrumento utilizado para medir correntes elétricas com escalas (ordem de grandeza) variáveis; Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.

Como usar o medidor de tensão?

Para medir a tensão arterial com o medidor, deve assim colocar a braçadeira do aparelho, um pouco acima da dobra do braço e apertá-la. Depois, com a mão virada para cima e o cotovelo apoiado na mesa ligue o aparelho e aguarde pelos resultados da leitura.

Quais as funções básicas de um multímetro?

Multímetro: 5 Funções Essenciais

  • Afinal, o que é um Multímetro?
  • Medição de Tensão.
  • Teste de Continuidade.
  • Teste de Resistência Elétrica.
  • Corrente Elétrica.
  • Capacitância.

Como usar o voltímetro em uma casa?

  • Este artigo foi visualizado 34 140 vezes. O voltímetro é um dos dispositivos mais úteis para fazer testes elétricos em uma casa, quando usado corretamente. Antes de usá-lo pela primeira vez, é necessário aprender como ajustá-lo corretamente e testá-lo em um circuito de baixa tensão, como uma bateria doméstica.

Qual a escala ideal para o voltímetro?

  • Escolha uma que coincida com o ajuste escolhido no botão do voltímetro. Se não houver uma correspondência exata, leia a partir de uma escala que seja um múltiplo fácil do ajuste. Por exemplo, se o voltímetro estiver definido para DC 10 V, procure uma escala DC com uma leitura máxima de 10.

Como calcular o voltímetro da tomada?

  • Por exemplo, se o voltímetro estiver definido para 10 V, mas você está lendo uma escala 50V, calcule 50 ÷ 10 = 5. Se a agulha estiver apontando para 35 V, o resultado real será de 35 ÷ 5 = 7 V. As instruções para testar as tomadas supõem que você está tentando detectar a tensão "vista" pelo aparelho conectado.

Como testar a voltagem de um circuito AC?

  • Para testar a voltagem de um circuito AC (corrente alternada), ajuste o botão para V~, ACV ou VAC. A maioria dos circuitos domésticos geralmente é de corrente alternada.

Postagens relacionadas: