adplus-dvertising

Por que indivíduos intolerantes à lactose sofrem com a ingestão de leite?

Índice

Por que indivíduos intolerantes à lactose sofrem com a ingestão de leite?

Por que indivíduos intolerantes à lactose sofrem com a ingestão de leite?

Enquanto a intolerância à lactose refere-se à falta da enzima lactase, a alergia ao leite relaciona-se com o nosso sistema imunológico. A alergia ocorre como uma resposta do organismo a proteínas presentes no leite. Nesse caso, é importante não consumir o produto nem seus derivados.

Como aliviar os sintomas de intolerância à lactose?

Olá. Em primeiro lugar evite leite e derivados e/ou faça uso dos alimentos sem lactose ou associar a enzima (lactase). Se a dor for leve/modera e esporádica, poderá fazer uso de analgésico comum e/ou anti-espasmódico. Caso a dor perista, procure um Gastro clínico pra melhor avaliação do quadro.

Quais as causas de intolerância à lactose?

Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.

Por que os intolerantes a lactose não suportam essa substância em seu trato digestório?

Intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total para digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite e derivados. É causada por uma deficiência da enzima lactase, que é um produzida pelas células que recobrem o intestino delgado.

Em que situação ocorre a má digestão da lactose?

Quando a pessoa com hipolactasia primária ingere alimentos contendo lactose, uma parte deste açúcar não é digerida e atinge o cólon. Ela é degradada em ácidos láctico, acético, hidrogênio e dióxido de carbono pelas bactérias intestinais e não produz a enzima lactase.

Qual é a função da lactose?

  • Também é conhecida como o açúcar do leite, pois proporciona a ele um sabor levemente adocicado. "É a junção de uma molécula de glicose e outra de galactose", ressalta a nutricionista Thayana Albuquerque. A função da lactose é fornecer energia e favorecer a absorção do cálcio no organismo.

Qual a função da lactose no trato gastrointestinal?

  • No trato gastrointestinal habitam bactérias, vírus e fungos - o que também é conhecido como microbiota intestinal -, que trabalham para controlar a proliferação de bactérias ruins para a saúde. Dessa forma, o consumo de lactose é favorável para aumentar a resistência às infecções intestinais.

Por que a lactase é absorvida pelo nosso organismo?

  • A sua estrutura é complexa e para que seja absorvida pelo nosso organismo necessita da ação de uma enzima, a lactase, que a degrada em glicose e galactose. É na forma destas moléculas mais simples que é absorvida, no intestino delgado, diretamente para a corrente sanguínea.

Qual a origem da deficiência à lactose?

  • Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada. Deficiência congênita – por um problema genético, a criança nasce sem condições de produzir lactase (forma rara, mas crônica);

Postagens relacionadas: