adplus-dvertising

O que é causa relativamente independente?

Índice

O que é causa relativamente independente?

O que é causa relativamente independente?

A causa relativamente independente é aquela que se origina, ainda que indiretamente, do comportamento concorrente. Em outras palavras, as causas se conjugam para produzir o evento final. Isoladamente consideradas, não seriam capazes de ocasionar o resultado, sendo que a superveniente ocorre após a causa concorrente.

Quais as diferenças entre causas absolutamente independentes e causas relativamente independentes?

Cumpre então destacar que as causas independentes, isto é, aquelas cujo aparecimento não é desejado e nem previsto pelo agente e produzem por si só o resultado, são divididas em duas: (a) as absolutamente independentes e (b) as relativamente independentes, a depender da sua origem.

Qual o efeito jurídico das causas relativamente independentes supervenientes?

§ 1º - A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou”. ... Ela está dizendo que a lei considerará culpado quem gerar o resultado considerado delituoso.

Quais são as espécies de causas absolutamente independentes?

São espécies de Concausas absolutamente independentes: A) Preexistente: A causa efetiva (elemento propulsor do resultado) antecede o comportamento concorrente. ... Concomitante: a causa efetiva (elemento propulsor do resultado) é simultâneo ao comportamento concorrente.

O que é superveniência da causa?

É o que os juristas chamam de superveniência de causa independente. Essa expressão complicada significa apenas que a pessoa só responde por sua conduta na medida que aquela conduta seja diretamente responsável pelo resultado. ... A conduta do suspeito só pode ter sido a causa se não houve uma outra causa mais importante.

Postagens relacionadas: