adplus-dvertising

O que caracteriza o crime de embriaguez ao volante?

Índice

O que caracteriza o crime de embriaguez ao volante?

O que caracteriza o crime de embriaguez ao volante?

Com esta então nova redação, o crime de embriaguez ao volante, disciplinado no Art 306 CTB, se caracteriza quando se constatar que a capacidade psicomotora do motorista esteja alterada em virtude do álcool ou de outras substâncias psicoativas, como, por exemplo, “maconha” ou “cocaína”.

O que caracteriza a embriaguez?

Embriaguez é causada pela ingestão de álcool ou substancias psicoativas de forma exagerada, causando intoxicação aguda que altera totalmente o comportamento do indivíduo, podendo levá-lo até o estado de coma, sendo o alcoolismo o conjunto das alterações causadas pela embriaguez contínua do álcool.

Qual o grau de embriaguez?

Esse índice é obtido através da medição álcool por litro de ar alveolar. A partir de 0,05 miligramas, configura-se a infração de trânsito. Se a quantidade detectada for acima de 0,33 miligramas, o infrator passa a ser enquadrado em crime de trânsito, nos termos do artigo 306 do CTB.

Qual o teor de álcool permitido para dirigir 2021?

Com isso, o condutor só será autuado pela Lei Seca em 2021 se o resultado do seu teste for a partir de 0,05 gramas de álcool por litro de ar alveolar. Abaixo disso, o resultado estará dentro da margem de erro, fazendo com que o condutor não deva ser penalizado.

Qual a legalidade do embriaguez ao volante?

  • Um dos dispositivos alterados foi o art. 306, no qual vem criminalizada a conduta de dirigir veículo automotor sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa, crime conhecido como embriaguez ao volante. Desde a vigência do Código de Trânsito, é a terceira formatação legal deste crime.

Como é o crime de embriaguez ao volante?

  • Com esta então nova redação, o crime de embriaguez ao volante, disciplinado no Art 306 CTB, se caracteriza quando se constatar que a capacidade psicomotora do motorista esteja alterada em virtude do álcool ou de outras substâncias psicoativas, como, por exemplo, “maconha” ou “cocaína”.

Como se dá a embriaguez no trabalho?

  • A embriaguez pode ser dividida em habitual (crônica) ou embriaguez "no trabalho" (ocasional). Esta se dá necessariamente no ambiente de trabalho e aquela, constitui um vício ou até mesmo uma enfermidade em razão da reiteração do ato faltoso por parte do empregado, podendo ocorrer tanto dentro quanto fora do ambiente da empresa.

Por que a embriaguez é descaracterizada?

  • É comum encontrarmos decisões em que a dispensa por justa causa com fundamento na embriaguez é descaracterizada, condenando a empresa reclamada no pagamento de verbas decorrentes de uma dispensa imotivada, bem como estabelecendo a reintegração do empregado desligado, a fim de que este possa fazer o devido tratamento.

Postagens relacionadas: