adplus-dvertising

Como se caracteriza o crime de difamação?

Índice

Como se caracteriza o crime de difamação?

Como se caracteriza o crime de difamação?

A difamação é considerada como um fato criminoso pelo art. 139 do CP. Segundo o legislador, "difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação" é crime.

Quando se consuma o crime de difamação?

Consuma-se o crime de calúnia, a exemplo do que ocorre com o crime de difamação, quando o conhecimento da imputação falsa chega a uma terceira pessoa, ou seja, quando se cria a condição necessária para lesar a reputação da vítima.

Qual é o artigo 139?

Art. 139. Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

O que caracteriza a injúria?

A Injúria é uma conduta tipificada no código penal que consiste no ato de ofender a dignidade e o decoro de alguém. Ao contrário da calúnia e da difamação, a tipificação do crime de injúria visa proteger a honra subjetiva do indivíduo, a visão, em sentido amplo, que o sujeito tem de si mesmo.

Qual a pena do crime de difamação?

  • Se foi capaz de atacas a honra da pessoa, configura-se o crime de difamação. Ou seja, Beltrana cometeu o crime de difamação e a vítima é Fulana. Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa. I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria; II – no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

Quando ocorre a tentativa de difamação?

  • A difamação se consuma quando chegar ao conhecimento de terceiros, independente se a honra da vítima seja ou não afetada. Assim como na calúnia, cabe tentativa de difamação, incorrendo quando, por exemplo, o agente encaminha um e-mail contendo vídeo sexual da vítima que não chega ao destino desejado.

Como é a difamação praticada na internet?

  • Inclusive, tornou-se uma forma muito recorrente, com o grande aumento do uso da internet. Vale reforçar que a difamação praticada por meio de fácil divulgação, como uma rede social, provoca o aumento em um terço da pena do delito, conforme o artigo 141, III.

Quais são os crimes de calúnia e difamação?

  • Muitas são as situações nas quais há confusão entre os crimes de calúnia, difamação e injúria e o presente texto tem o objetivo de auxiliar o profissional e o estudante a saber a diferença entre eles. Inicialmente é importante informar que calúnia, difamação e injúria são crimes contra a honra e estão previstos legalmente no Código Penal.

Postagens relacionadas: