adplus-dvertising

O que causou a inclinação do eixo da Terra?

Índice

O que causou a inclinação do eixo da Terra?

O que causou a inclinação do eixo da Terra?

Conforme a Terra realiza o movimento de translação, a incidência da luz solar em cada um dos hemisférios sofre alteração. Se o eixo de rotação formasse um ângulo reto com o plano orbital, essa alteração não ocorreria. O fenômeno do sol da meia noite durante o verão nos polos é explicado pela inclinação axial da Terra.

Qual é o grau de inclinação da Terra?

O eixo da Terra está inclinado de cerca de 66,5 o com relação a seu plano orbital. Durante seu movimento anual orbital em torno do Sol, o eixo de rotação da Terra não permanece exatamente apontando para uma mesma direção do espaço.

O que aconteceria se o planeta Terra não possuísse um eixo de inclinação?

Resposta: Se o eixo de rotação fosse igual ao de translação, os dois hemisférios receberiam a mesma quantidade de sol durante todo o ano e as estações deixariam de existir.

Qual a inclinação do eixo da Terra?

  • A inclinação do eixo da terra é muito importante. Sem ela todos os pontos da terra receberiam a mesma quantidade de luz e de calor solar durante o ano inteiro. Por causa da inlinação do eixo, enquanto a terra percorre sua órbita, mudam as regiões que recebem mais luz e calor.

Qual a inclinação do eixo de rotação da Terra?

  • A existência de uma inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital pode ser percebida pelo movimento do sol no céu ao longo das estações. No hemisfério sul, por exemplo, durante o inverno é possível perceber que o sol nasce posicionado à nordeste no horizonte.

Qual é a inclinação axial da Terra?

  • A inclinação axial da Terra é o ângulo formado entre o eixo de rotação e a linha perpendicular ao plano orbital. Ilustração: BlueRingMedia / Shutterstock.com Atualmente, a inclinação axial da Terra é de 23°26’21”, entretanto esse valor não é fixo.

Qual a posição do eixo terrestre?

  • Graças à interação gravitacional do nosso planeta com a Lua, nos últimos milhares de milhões de anos, a posição do eixo não sofreu mudanças drásticas, ao contrário de Marte e Urano, por exemplo. Ainda assim, dados científicos mostram que o eixo terrestre está a deslocar-se pouco mais de 10 centímetros por ano.

Postagens relacionadas: