Como curar melasma no rosto?
Índice
- Como curar melasma no rosto?
- Qual o hormônio responsável pelo melasma?
- O que fazer para evitar o melasma?
- Quem tem melasma não pode comer o quê?
- Como prevenir o melasma no rosto e corpo?
- Qual o caso mais comum de melasma?
- Como o dermatologista faz o diagnóstico de melasma?
- Qual a tonalidade do melasma?

Como curar melasma no rosto?
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Qual o hormônio responsável pelo melasma?
“Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele”, ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida.
O que fazer para evitar o melasma?
Passar e repassar filtro solar diariamente, utilizar chapéu, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol e qualquer objeto físico que proteja do sol são algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento. Também é indicado procurar um dermatologista assim que se manifestar as primeiras manchas.
Quem tem melasma não pode comer o quê?
Alimentos que contribuem para o processo inflamatório
- 01 – Alimentos processados cheios de gorduras ruins. ...
- 02 – Laticínios. ...
- 03 – Açúcar. ...
- 04 – Alimentos fritos. ...
- 05 – Álcool. ...
- 06 – Carboidratos refinados e glúten. ...
- 07 – Soja. ...
- 08 – Café e produtos com cafeína.
Como prevenir o melasma no rosto e corpo?
- Sabendo que os fatores hormonais são difíceis de controlar e que até o melhor tratamento clareador de pele do rosto e corpo demora para fazer efeito, a melhor maneira de prevenir o melasma é evitando ao máximo a exposição solar, apostando no uso de filtro solar e em barreiras físicas - chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV.
Qual o caso mais comum de melasma?
- Além disso, existe outro caso de melasma, chamado de extrafacial, que ocorre quando se apresenta uma mancha marrom na perna, por exemplo, bem como colo, pescoço, braços e outras regiões. Essas manchas costumam ter formas irregulares, porém, bem definidas, sendo, na maioria das vezes, iguais dos dois lados.
Como o dermatologista faz o diagnóstico de melasma?
- O dermatologista normalmente faz o diagnóstico de melasma reconhecendo a sua aparência típica de manchas na face.
Qual a tonalidade do melasma?
- O melasma é uma mancha escura, na maioria das vezes, com tonalidade marrom, que surge em áreas do rosto - na região das bochechas, testa e buço - e em outros lugares do corpo - como braços, pescoço e colo.