Como tratar fístula Liquorica?
Índice
- Como tratar fístula Liquorica?
- O que é uma fístula Liquorica?
- O que causa fístula Liquórica?
- Como é a cirurgia de fístula Liquorica?
- Como diagnosticar fístula Liquorica?
- Como é feita a cirurgia de fístula Liquórica?
- O que é uma fístula no pâncreas?
- Quais são as fístulas?
- Qual a origem das fístulas traumáticas?
- Qual o tratamento para fístulas traumáticas agudas?
- Qual a origem das fístulas espontâneas?

Como tratar fístula Liquorica?
Tratamento. O tratamento cirúrgico, com fechamento da fístula liquórica, é o de escolha. O tratamento conservador inclui repouso prolongado, medicamentos para diminuir a produção de LCR, como a acetazolamida, e antitussígenos e laxantes para reduzir picos de aumento da PIC e aumento do vazamento.
O que é uma fístula Liquorica?
Definição: A fístula liquórica nasal (FLN) ocorre quando há comunicação entre o espaço subaracnóideo e as cavidades nasais ou com os seios da face, permitindo a saída de líquor pelas narinas.
O que causa fístula Liquórica?
A causas mais comum de fístula liquórica é o trauma craniano, responsável por mais de 50% dos casos. Tumores de base crânio, cirurgias nasais ou cerebrais, malformações congênitas e fístulas espontâneas são outras possíveis causas. O principal sintoma é o corrimento nasal unilateral ( por somente uma narina).
Como é a cirurgia de fístula Liquorica?
O tratamento clínico eh a principal alternativa em mais de 90% dos casos. Quando a cirurgia eh necessária, procuramos o local com manobras anestésicas ou contrastes intra operatórios e tentamos fecha-la com sutura e cola biológica. Pode ser usado patch muscular também.
Como diagnosticar fístula Liquorica?
A principal etiologia de fístulas liquóricas é o trauma. Estão localizadas principalmente na placa cribiforme e no etmóide posterior. O teste diagnóstico com maior acurácia é a injeção intratecal de fluoresceína. O principal exame pré-operatório para localização do local da fístula é a CT cisternografia.
Como é feita a cirurgia de fístula Liquórica?
O tratamento clínico eh a principal alternativa em mais de 90% dos casos. Quando a cirurgia eh necessária, procuramos o local com manobras anestésicas ou contrastes intra operatórios e tentamos fecha-la com sutura e cola biológica. Pode ser usado patch muscular também.
O que é uma fístula no pâncreas?
Uma fístula ocorre quando a união do pâncreas ao intestino ou o coto não cicatriza adequadamente, criando uma fuga de suco pancreático do pâncreas para os tecidos abdominais.
Quais são as fístulas?
- As fístulas , actinomicose, divertículos e outras doenças graves. ". . Geralmente ela se desenvolve como resultado de uma ruptura na parede do canal anal naqueles locais. . " e " Trabalho de parto ". para o intestino. . . abdominal é aquela que acontece entre um órgão abdominal oco e a superfície do abdômen. .
Qual a origem das fístulas traumáticas?
- RL TRAUMÁTICAS (96%) As fístulas traumáticas decorrem de causas acidentais ou cirúrgicas. As causas acidentais são responsáveis por aproximadamente 80% das RL, embora a RL ocorra em apenas 2 a 3% dos pacientes com trauma craniano sério.
Qual o tratamento para fístulas traumáticas agudas?
- Nos casos de fístulas liquóricas traumáticas agudas o tratamento pode ser conservador. Repouso no leito, cabeceira elevada e a colocação de um dreno lombar são efetivos em mais de 70% dos pacientes nos primeiros 7 dias.
Qual a origem das fístulas espontâneas?
- Fístulas espontâneas geralmente são de difícil confirmação e localização. Podem se originar na placa cribiforme ou em algum forame nervoso (redondo, por exemplo). Neste caso, há uma ruptura abrupta da bainha que recobre os filamentos nervosos na base do crânio ou atrofia do nervo.