O que pode causar a hidrocefalia?
Índice
- O que pode causar a hidrocefalia?
- Qual o tratamento para hidrocefalia de pressão normal?
- O que causa hidrocefalia de pressão normal?
- Como é feita a cirurgia de hidrocefalia de pressão normal?
- Como surge a hidrocefalia?
- O que é hidrocefalia leve?
- Quais os sintomas de hidrocefalia de pressão normal?
- Qual a causa mais comum de hidrocefalia?
- Qual é a hidrocefalia obstrutiva?
- Qual o melhor apoio para a hidrocefalia?
- Como se desenvolve a hidrocefalia adquirida?
O que pode causar a hidrocefalia?
A causa mais comum é um bloqueio na circulação do líquor. Os bebês que nascem com hidrocefalia freqüentemente têm características físicas peculiares, como por exemplo: a cabeça pode parecer maior que o normal. a pele da cabeça pode parecer mais “fina” e brilhante que o normal, com veias bem aparentes.
Qual o tratamento para hidrocefalia de pressão normal?
Não existe cura para a hidrocefalia de pressão normal. Mas há um tratamento: implantação de uma válvula para drenar o excesso de líquido cefalorraquidiano dos ventrículos cerebrais. À medida que os ventrículos aumentados diminuem de tamanho, você pode ter um alívio dos sintomas.
O que causa hidrocefalia de pressão normal?
Para a maioria das pessoas com hidrocefalia de pressão normal, a causa da hidrocefalia não pode ser determinada. Em outros casos, a pessoa tem um histórico de hemorragia cerebral (por exemplo, de uma ruptura de aneurisma ou trauma cerebral) ou meningite.
Como é feita a cirurgia de hidrocefalia de pressão normal?
O tratamento mais usado contra a hidrocefalia de pressão normal é a cirurgia de derivação ventriculoperitoneal (DVP). Esse procedimento consiste na introdução de um pequeno cateter na cavidade ventricular para desviar o excesso de liquor contido nos ventrículos para a cavidade abdominal.
Como surge a hidrocefalia?
A hidrocefalia acontece quando há um bloqueio da passagem do líquido cefalorraquidiano (LCR), aumento da produção ou má absorção do mesmo pelo organismo, o que pode acontecer devido a mal-formações fetais, presença de tumores, infecções ou acontecer como consequência do AVC, por exemplo.
O que é hidrocefalia leve?
A hidrocefalia é uma condição caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido dentro do crânio que leva ao inchaço e ao aumento de pressão cerebral, o que pode acontecer devido a infecções do cérebro como meningite ou ser consequência de tumores ou alterações ainda durante o desenvolvimento fetal.
Quais os sintomas de hidrocefalia de pressão normal?
Os médicos podem suspeitar de hidrocefalia de pressão normal quando as pessoas apresentam os três sintomas típicos:
- Dificuldade ao andar.
- Incontinência urinária.
- Demência.
Qual a causa mais comum de hidrocefalia?
- A causa mais comum é um bloqueio na circulação do líquor. Os bebês que nascem com hidrocefalia freqüentemente têm características físicas peculiares, como por exemplo: a cabeça pode parecer maior que o normal; a pele da cabeça pode parecer mais “fina” e brilhante que o normal, com veias bem aparentes.
Qual é a hidrocefalia obstrutiva?
- Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, indicada especialmente para os casos de hidrocefalia obstrutiva, com a vantagem de não utilizar válvulas cerebrais e ser menos sujeita a complicações. A técnica basicamente consiste na introdução de um endoscópio através de um pequeno orifício no crânio.
Qual o melhor apoio para a hidrocefalia?
- Há muitos recursos disponíveis para dar apoio emocional e médico para uma criança portadora da doença, por exemplo. Verifique em sua cidade os locais em que você poderá encontrar esse apoio. As complicações de hidrocefalia no longo prazo podem variar muito e muitas vezes são difíceis de prever.
Como se desenvolve a hidrocefalia adquirida?
- 2- Hidrocefalia adquirida: ocorre após o nascimento. Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem: