adplus-dvertising

Como ocorre a malária cerebral?

Índice

Como ocorre a malária cerebral?

Como ocorre a malária cerebral?

A malária cerebral é a mais grave manifestação ocasionada pela infecção pelo Plasmodium falciparum, sendo responsável por elevadas taxas de mortalidade no continente africano. Apresenta mecanismos imunopatogênicos complexos, ainda não totalmente elucidados.

Porque a malária pode causar anemia?

A Anemia é uma manifestação importante na Malária e decorre da hemólise, tanto das hemácias parasitadas (destruídas no baço ou dentro dos capilares) como das hemácias não parasitadas, que são destruídas pelo sistema imune (antígenos parasitários se ligam a hemácias não parasitadas, que são reconhecidas pelo sistema ...

O que é a malária grave?

As principais alterações clínico-patológicas presentes na malária grave - detalhadas a seguir - abrangem o acometimento do sistema nervoso central (SNC), a anemia grave, a insuficiência renal, a disfunção pulmonar, o choque, a coagulação intravascular disseminada, a hipoglicemia, a acidose metabólica e a disfunção ...

Quais espécies podem ocasionar a malária?

A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium. Quatro espécies podem produzir a infecção - Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale.

Como se desenvolve o Plasmodium?

O ciclo de vida do Plasmodium envolve os seres humanos e mosquitos do gênero Anopheles. Uma pessoa contamina-se quando uma fêmea do mosquito infectada pica o ser humano e injeta o protozoário na forma de esporozoíto. Os esporozoítos seguem em direção ao fígado, onde infectam os hepatócitos.

Como o Plasmodium se reproduz?

Com a saliva do mosquito, ocorre a inoculação das formas do plasmódio, denominadas de esporozoítos, que circulam na corrente sanguínea até penetrarem o fígado e baço. Durante essa fase, ocorre a reprodução por divisão múltipla, o que origina a forma denominada de merozoítos.

Como o Plasmodium causa anemia?

O mais agressivo é o P. falciparum, que se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2% a 25% do total de hemácias (glóbulos vermelhos) e provocando um quadro de anemia grave. Além disso, os glóbulos vermelhos parasitados pelo P.

Onde a malária é mais comum?

Caso não seja tratado adequadamente, o indivíduo pode ser fonte de infecção por meses ou anos, de acordo com a espécie parasitária. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O que é Hiperparasitemia?

Formas graves da malária falciparum e se caracterizam por circularem no sangue as formas assexuadas do parasito. Outras características que podem estar presentes são: a) Hiperparasitemia (mais de 5% das hemácias parasitadas); b) Quadro de malária cerebral (confusão, delírio, torpor ou coma);

Como tratar a malária cerebral?

  • Felizmente, existem diretrizes de tratamento para a malária cerebral que podem ajudar a prevenir complicações em pacientes, se seguidas adequadamente. Como a malária cerebral é uma doença fatal, os pacientes devem tratar a condição imediatamente e procurar atendimento médico se algum dos sintomas for observado.

Qual a taxa de mortalidade da malária cerebral?

  • Este tipo de parasita é transmitido pelo mosquito Anopheles para o corpo humano. A malária cerebral pode ser grave ou descomplicada e este tipo de malária é muito comum em todo o mundo hoje. Foi registrado que a malária cerebral tem a maior taxa de mortalidade, variando de 25% a 30%.

Quais são as complicações da malária?

  • Outras complicações da malária incluem anemia, redução das plaquetas, insuficiência renal, icterícia e insuficiência respiratória, que também são graves, e devem ser monitorizadas durante todo o período da doença.

Posso ocorrer malária durante a gravidez?

  • Pode também ocorrer esplenomegalia, dor de cabeça intensa, hepatomegalia, hipoglicemia ou hemoglobinúria com insuficiência renal. Em casos de malária durante a gravidez, entre as complicações graves estão a morte do feto ou da criança, ou peso à nascença inferior a 2,5 kg, em particular na infecção por P. falciparum, mas também por P. vivax.

Postagens relacionadas: