adplus-dvertising

Quais as causas de icterícia em recém-nascido?

Índice

Quais as causas de icterícia em recém-nascido?

Quais as causas de icterícia em recém-nascido?

Os recém-nascidos que foram lesionados durante o nascimento têm acúmulos de sangue (hematomas) sob a pele. A decomposição do sangue de um grande hematoma pode causar icterícia. Lactentes nascidos de mães diabéticas podem receber sangue demais da placenta. A decomposição desse sangue também pode causar icterícia.

Que medidas são tomadas quando o recém-nascido apresenta icterícia grave logo após o nascimento?

O tratamento da icterícia é baseado normalmente na fototerapia, em que se expõe a pele do bebê à luz fluorescente. A luz permite uma maior excreção da bilirrubina, uma vez que transforma a substância em sua forma solúvel, que é denominada de lumirrubina.

Quais são os tipos de icterícia do Recém-nascido?

Tipos de icterícia:

  • Icterícia fisiológica: ocorre como uma resposta à capacidade limitada do bebê para eliminar a bilirrubina nos primeiros dias de vida.
  • Icterícia do leite materno: ocorre em bebês amamentados, devido à baixa ingestão de calorias ou desidratação.

Como entender a icterícia do recém-nascido?

  • Para entender a icterícia do recém-nascido é preciso antes compreender o papel da bilirrubina. Nossas hemácias (glóbulos vermelhos) têm uma vida média de 120 dias. Todos os dias, milhões de hemácias novas são produzidas na medula óssea e milhões de hemácias velhas são destruídas no baço.

Qual a causa da icterícia neonatal?

  • Icterícia neonatal surge quando a pele, os olhos e as mucosas do corpo ficam amarelados, devido ao excesso de bilirrubina no sangue. A principal causa de icterícia no bebê é a icterícia fisiológica, que surge devido à incapacidade do fígado de metabolizar e eliminar a bilirrubina, por estar ainda pouco desenvolvido.

Qual a causa mais comum de icterícia no bebê?

  • A icterícia neonatal é a causa mais comum de icterícia no bebê, devido ao aumento de bilirrubina no sangue. O tratamento é simples e costuma ser feito com fototerapia, no entanto, é importante ter atenção às outras causas mais sérias de icterícia.

Qual o tratamento para a icterícia?

  • Apesar de nem sempre a icterícia ser uma condição grave ou com sérias consequências, o tratamento adequado é necessário porque, em circunstâncias raras, pode causar lesão cerebral. Esta condição chama-se kernicterus e o tratamento nestes casos envolve uma transfusão de sangue.

Postagens relacionadas: