adplus-dvertising

O que causa icterícia em recém-nascido?

Índice

O que causa icterícia em recém-nascido?

O que causa icterícia em recém-nascido?

A icterícia aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais.

Quando a icterícia é grave?

Os principais sintomas da icterícia são: pele e parte branca dos olhos (esclera) amarelada. A urina pode ficar mais escura e as fezes mais claras. Se muito grave, pode causar ainda sonolência excessiva ou falta de vontade em se alimentar.

Quais são as icterícias no recém-nascido?

  • Há vários tipos de icterícia no recém-nascido. Os mais comuns são os seguintes: Icterícia fisiológica (normal): Ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos. Esta icterícia é devida à característica própria do bebê que leva a um metabolismo lento da bilirrubina.

Quais são as causas de icterícia neonatal?

  • Entretanto também existem outras causas, não fisiológicas, ou seja, consideradas anormais, que sobrecarregam o fígado do recém nato causando a icterícia, e nessas situações é necessário um tratamento específico. São consideradas causas não fisiológicas de icterícia neonatal:

Qual a causa mais comum de icterícia no bebê?

  • A icterícia neonatal é a causa mais comum de icterícia no bebê, devido ao aumento de bilirrubina no sangue. O tratamento é simples e costuma ser feito com fototerapia, no entanto, é importante ter atenção às outras causas mais sérias de icterícia.

Como verificar a icterícia do recém-nascido?

  • Durante o exame físico, os médicos verificam a pele do recém-nascido para ver quanto a icterícia progrediu descendo pelo corpo (quanto mais baixo no corpo a icterícia for visível, maior o nível de bilirrubina).

Postagens relacionadas: