Qual a importância do selênio para o corpo humano?
Índice
- Qual a importância do selênio para o corpo humano?
- O que causa deficiência de selênio?
- O que é selênio baixo?
- O que é selênio sérico?
- Qual a dosagem ideal de selênio por dia?
- Para que serve o selênio e zinco?
- Porque fazer exame de selênio?
- Para que serve o exame de selênio?
- Como evitar o excesso de selênio no organismo?
- Quais são as causas da deficiência de selênio?
- Quais são os sintomas da inalação do selênio?
- Qual o papel do selênio na saúde?
Qual a importância do selênio para o corpo humano?
O selênio é um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir a quantidade de radicais livres no organismo. Esses radicais livres são formados naturalmente durante o metabolismo corporal, mas podem causar danos como inflamação, alterações no funcionamento das células e envelhecimento.
O que causa deficiência de selênio?
A deficiência de selênio é rara e é causada pelo consumo insuficiente do mineral selênio. O selênio está presente em todos os tecidos. O selênio atua em conjunto com a vitamina E como um antioxidante.
O que é selênio baixo?
A deficiência de selênio pode levar à chamada Doença de Keshan, caracterizada por alterações no músculo do coração. O mineral também preserva a integridade dos ossos e articulações.
O que é selênio sérico?
O selênio sérico é um bom indicador, sendo útil para o diagnóstico de sua toxicidade e deficiência. Entretanto, em pacientes assintomáticos pode-se encontrar uma grande faixa de variação dos níveis.
Qual a dosagem ideal de selênio por dia?
A recomendação diária mínima é de 55 microgramas por dia e nenhum efeito adverso é observados até a dosagem de 400 microgramas por dia – mais ou menos a quantidade presente em uma castanha-do-pará.
Para que serve o selênio e zinco?
Auxilia na cicatrização de queimaduras e feridas, mantém o bom funcionamento do organismo, aumenta o sistema imunológico contra infecções e fornece mais energia para o corpo. Cuida da pele, assim como da acne e eczema. Contribui na divisão celular, e na formação de proteínas.
Porque fazer exame de selênio?
É importante manter os níveis adequados de selênio no corpo, pois tanto o excesso quanto a falta desse mineral podem causar problemas para a saúde. Para isso, pode ser necessário realizar um exame de sangue para verificar o nível de selênio, o que possibilita saber sua concentração no organismo.
Para que serve o exame de selênio?
A dosagem em sangue total é um indicador intermediário da exposição recente e remota. O selênio sérico é um bom indicador, sendo útil para o diagnóstico de sua toxicidade e deficiência. Entretanto, em pacientes assintomáticos pode-se encontrar uma grande faixa de variação dos níveis.
Como evitar o excesso de selênio no organismo?
- O excesso de selênio no organismo pode causar problemas graves como falta de ar, febre, náuseas e mau funcionamento de órgãos como fígado, rins e coração. Quantidades muito elevadas podem inclusive levar à morte, e por isso sua suplementação só deve ser feita segundo orientação do médico ou do nutricionista.
Quais são as causas da deficiência de selênio?
- Causas da deficiência de selênio As causas mais comuns para a falta de selênio são as funções intestinais comprometidas, recente realização de cirurgias gastrointestinais, desordens intestinais e idade avançada. Além disso, uma causa considerada principal é a dependência de alimentos cultivados em solo sem selênio suficiente.
Quais são os sintomas da inalação do selênio?
- A inalação de compostos do selênio causa a irritação respiratória da membrana, o edema pulmonar, a inflamação brônquica e a pneumonia. A exposição de poeira elementar do selênio igualmente produz a irritação da mucosa, sangrando do nariz, e tossindo, além dos outros sintomas.
Qual o papel do selênio na saúde?
- O papel do selênio na saúde foi reconhecido primeiramente como tóxica, pelo reconhecimento de seus efeitos adversos. Sendo um elemento de traço, somente uma quantidade minúscula é necessário manter seus papéis fisiológicos importantes.