adplus-dvertising

Como é a febre da malária?

Índice

Como é a febre da malária?

Como é a febre da malária?

Doença infecciosa febril aguda, causada por parasito unicelular, caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, a depender da espécie do parasito infectante.

Por que a febre da malária vai e volta?

O Plasmodium vivax e o Plasmodium ovale podem permanecer no fígado em estado latente (hipnozoítos) e, periodicamente, liberar parasitas maduros para a corrente sanguínea, provocando crises recorrentes. A forma inativa não é destruída por muitos medicamentos contra a malária.

Qual a causa da malária?

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária.

Quando ocorrem os acessos de febre típicos da malária?

Na Malária Vivax geralmente observam-se picos febris a cada 48 horas (febre terçã). Na Malária falcípara a febre costuma ser irregular (dois episódios por dia), mas a febre terçã pode ser observada em pacientes com poucos parasitas e pré-imunes.

Porque ocorre a febre terçã?

Esse ciclo de febre ocorre por causa do ciclo do plasmodium dentro do copro humano. O parasita entra nas células vermelhas do sangue (hemácias) e lá se multiplicam.

Como podemos controlar a malária?

Não há vacina contra malária, mas existem várias medidas de proteção individual que podem ser adotadas pela população para reduzir a possibilidade da picada do mosquito transmissor da doença, como usar repelente; usar cortinados e mosquiteiros; usar telas em portas e janelas; evitar frequentar locais próximos a ...

Qual a causa da malária?

  • Você sabe o que é, qual a causa, como é a transmissão, qual o tratamento e prevenção da malária? Na prova do ENEM, dentro do caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias costumam cair questões sobre malária e as principais características dessa infecção. Ao estudar para os vestibulares, muitos assuntos aparecem com frequência.

Qual a região mais afetada pela malária?

  • No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Quem pode contrair a malária?

  • Toda pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma. Porém, uma imunidade esterilizante, que confere total proteção clínica, até hoje não foi observada.

Posso ocorrer malária durante a gravidez?

  • Pode também ocorrer esplenomegalia, dor de cabeça intensa, hepatomegalia, hipoglicemia ou hemoglobinúria com insuficiência renal. Em casos de malária durante a gravidez, entre as complicações graves estão a morte do feto ou da criança, ou peso à nascença inferior a 2,5 kg, em particular na infecção por P. falciparum, mas também por P. vivax.

Postagens relacionadas: